segunda-feira, julho 13, 2020

Governo do Paraná lança edital do projeto de construção da ponte entre Guaratuba e Matinhos

O Governo do Paraná publicou um edital de licitação para contratação de um consórcio de empresas que será responsável pela elaboração de estudos de impacto e projetos para a construção da ponte que deve ligar Guaratuba e Matinhos, no litoral do estado.

O edital foi orçado em R$ 12.799.152,03 e publicado ainda em junho. A abertura dos envelopes com as propostas será feita no dia 4 de agosto.

Há mais de 50 anos, Guaratuba e Matinhos são ligadas por meio do ferry-boat.

O consórcio vencedor do contrato terá 14 meses para apresentar estudos de impactos ambientais, além de recuperação e preservação, para a construção da ponte e projetos de engenharia.

De acordo com o governo, atualmente já existem propostas para o traçado da ponte que foram feitas durante a fase de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental.

A ponte deve começar na região da Prainha, em Matinhos, e terminar na Praia de Caieiras, que fica no perímetro urbano de Guaratuba.

A estrutura deve ter 810 metros de extensão e será seguida de um túnel com 260 metros, no morro de Caieiras, de acordo com o edital.

O processo licitatório está sendo revisado pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID).

Como funciona o processo

De acordo com o governo, o traçado da ponte será escolhido com base na proposta que causar o menor impacto ambiental possível.

O consórcio vencedor será responsável por analisar impactos e custos de cada solução de traçado que foi sugerida na fase de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental.

A partir disso, as empresas elaborarão o Projeto Básico e o Projeto Executivo para a construção da estrutura rodoviária.

O governo informou que enviou o edital para seis consórcios de empresas, avaliadas pela Secretaria de Infraestrutura e Logística como aptas.

O convite foi enviado para dois consórcios são do Brasil, dois da Espanha, um de Portugal e um do Japão.