segunda-feira, julho 13, 2020

Covid-19 - Diretor de Gestão da Saúde do Paraná em visita , elogia estrutura da prefeitura montada para PACIENTES

O Diretor de gestão e Saúde do Paraná, Vinicius Augusto Felipake, conheceu nesta segunda-feira, 13, a estrutura que a prefeitura de Laranjeiras do Sul, colocou à disposição para o tratamento de pacientes infectados pela Covid-19 (coronavirus) no município. Acompanhado pelo prefeito Berto Silva, vice-prefeito Valdemir Scarpari e pelo Secretário Municipal de Saúde, Valdecir Valicki, o Diretor visitou os 10 leitos de UTI instalados no Instituto São José, a Unidade exclusiva para atendimento de casos suspeitos do novo coronavirus e o Hospital de Campanha. Ele ficou surpreso com a estrutura que foi montada no município. 

A primeira visita foi no Instituto São José. A comitiva foi recebida pela direção do Instituto e Felipake, conheceu os 10 leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva e os 20 leitos de Enfermaria, implantados através de parceria com o governo do estado e as prefeituras da região, para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19.

Depois, estiveram na Unidade Básica de Saúde (UBS), do Lago 1, que atende exclusivamente casos suspeitos de Covid-19. Lá ele acompanhou o atendimento, que é feito por uma equipe formada por Médica, Enfermeira, Técnica de Enfermagem, Dentista e Farmacêutica e são atendidos pacientes que apresentam os sintomas de tosse, febre acima de 37,8º C, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, dificuldade para respirar, cansaço e dores musculares.

A visita foi encerrada no Hospital de Campanha, que a prefeitura montou no Centro de Eventos. A unidade hospitalar está pronta e conta com 46 leitos de Enfermaria para casos de média e baixa complexidade. A obra com 525m2, conta com Farmácia, Posto de Enfermagem, Central de material esterilizado, Expurgo (descarte de material e roupas), Área esterilizada, Banheiros, vestiários e está toda equipe caso necessite para o atendimento de pacientes infectados. 

Felipaki, deixou Laranjeiras do Sul ciente de que os recursos foram bem aplicados e o município está preparado para prestar o atendimento, caso necessite.

 “Uma organização perfeita para fazer o acolhimento dos pacientes suspeitos da Covid-19. Percebi uma sensação de segurança no manejo da população. Já a estrutura que foi organizada através de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, para a implantação da UTI, foi fundamental porque isso dá garantia e segurança para o atendimento das pessoas mais graves aqui mesmo em Laranjeiras do Sul”, afirmou o diretor.