quarta-feira, julho 08, 2020

Alerta Laranja - Ciclone passa pelo Paraná nesta quarta-feira e traz chuva ,vento e frio

Um ciclone que passa pelo Sul do Brasil volta a trazer chuva , frio e ventos fortes para Laranjeiras do sul  e região nesta quarta-feira (8), mas os impactos não devem ser tão fortes e não há previsão de temporais como na semana passada. Segundo o Instituto Simepar, dessa vez o ciclone se apresenta com menos intensidade e com rajadas de vento que podem atingir de 50 km/hora a 60 km/hora.

Já segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Imnet) emitiu para esta quarta um Alerta Laranja de chuvas e vendos para o Paraná, e Alerta Vermelho para algumas regiões de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

Na última terça-feira (30), o ciclone bomba que passou pelo Paraná promoveu uma ventania de até 100 km/hora, causando estragos e deixando mais 1 milhão de imóveis sem energia elétrica. 

De acordo com a meteorologia, esse novo ciclone se forma em um fenômeno chamado de ciclogênese, ou seja, é uma espécie de nascimento de uma frente fria.  Com eles vêm a passagem de uma frente fria e as temperaturas caem bastante na quinta-feira (9) e na sexta-feira (10).