sábado, junho 27, 2020

Vem aí a 1ª massa de ar frio do inverno com previsão de 5 geadas nos próximos 15 dias

O inverno começou oficialmente no último sábado (20), mas até o que se viu em Laranjeiras do Sul foram termômetros lá em cima e uma ventania típica só lá do mês de agosto. 

Quem precisa sair de casa nessa quarentena também já deve ter observado que os ipês e cerejeiras estão bem floridos, proporcionando uma paisagem bonita, mais característica da primavera, porém, o calor fora de época tem dia e hora para acabar. Sim, o inverno chega de verdade  na região Sul do Brasil na semana que vem.

Segundo o Simepar, as áreas de instabilidade já avançam pela região neste sábado. 

Por enquanto, nestes dias, as temperaturas não desabam. No domingo, porém, a mínima pode cair para 6ºC sem chuvas. 

Na segunda e na terça avança uma massa de ar polar daquelas de congelar, a primeira do inverno. Ela desembarca na região oeste do Paraná no fim da quarta-feira da semana que vem e promete ficar acampada por alguns dias.

Isso porque, ainda segundo o SImepar, nos próximos 15 dias Laranjeiras do Sul deve ser atingida por nada mais nada menos que 5 geadas.

A primeira pode ser registrada na quinta-feira que vem, com mínima de 4ºC e máxima que não vai passar de 14ºC. Na sexta a mínima se repete, com promessa de nova geada, mas a máxima sobe um pouquinho, para 15ºC. No sábado da próxima semana volta a chover e na segunda, na terça e na quarta, dias 5, 6 e 7 de julho, há novos alertas de geada com mínimas que ficam nestes dias entre 3ºC e 4ºC.

A massa de ar frio se despede em seguida e só deve ser sentida novamente por aqui no mês de agosto.