quarta-feira, maio 13, 2020

Paraná tem alerta para tempestade e quedas nas temperaturas

Todas as regiões do Paraná estão em alerta para chuva forte e temporais nesta quarta (13 de maio) e declínio de temperatura nesta quinta (14). Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), todo o Estado está em situação de perigo. 

A previsão para hoje (13) é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, com ventos intensos (entre 60 e 100 quilômetros por hora), e queda de granizo. Por isso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Além disso, o Inmet ainda alerta sobre os risco à saúde que o declínio das temperaturas previsto para amanhã podem causar. Segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), o Estado é atingido por uma frente fria que vai se deslocando ao Sudeste do país.

As chuvas, no entanto, podem ser positivas já que o Paraná vai sofrendo com a estiagem e declarou emergência hídrica. As Cataratas do Iguaçu, por exemplo, registraram a menor vazão de água em 2020 no início de abril pela falta de chuvas no Rio Iguaçu.