quarta-feira, março 18, 2020

Perfuração dos Poços Artesianos nas Escolas jurisdicionadas ao NRE de Laranjeiras do Sul já tem resultados positivos

Após um período de trabalho intenso por parte das instituições de ensino e do Núcleo de Educação, conseguiu-se firmar um convênio entre Fundepar e o Instituto das Águas para a perfuração de 4 poços artesianos que virão a beneficiar Escolas que vêm sofrendo com a falta de água.

Na última quarta-feira (11/03), o Colégio Estadual do Campo de Cavaco, município de Cantagalo, foi a primeira Instituição que recebeu a perfuração. Hoje, 17/03 o trabalho ocorreu no Colégio Estadual Indígena Valdomiro Tupã, de Espigão Alto do Iguaçu. Nestes dois locais houve sucesso e a água já está jorrando.

Além destas instituições, também serão atendidas a Escola Estadual Sebastião Estevam da Costa, de Rio Bonito do Iguaçu e Colégio Estadual Indígena Professor Candoca T. Fidêncio, de Nova Laranjeiras. O acordo assegurará o abastecimento de água potável adequado para mais de 700 alunos e cerca de 150 professores e funcionários.

A importância desta parceria para as Escolas é imensa, pois de acordo com o chefe do NRE, Professor Lidio dos Santos, “a região sofre bastante quando ocorrem períodos de estiagem, o que provoca o desabastecimento de nossas instituições e por consequência, desajuste no desenvolvimento dos trabalhos da escola.

Cada uma das 4 Escolas recebeu um recurso de aproximadamente R$ 10.000,00 a fim de realizar a aquisição dos materiais necessários para a perfuração, no entanto o investimento total será de mais de R$100.000,00, visto que é convênio entre o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) e o Instituto das Águas do Paraná (Aguasparaná).