segunda-feira, fevereiro 10, 2020

Vacinação contra sarampo começa hoje (10) nas UBS de Laranjeiras do Sul

Após vinte anos sem registro de sarampo, o Estado do Paraná confirmou o primeiro caso da doença no ano passado. E é por essa razão que é de extrema importância que os laranjeirenses sejam imunizados. Diante disso, Laranjeiras do Sul fará parte da mobilização nacional de vacinação contra o sarampo. 

A campanha começou nesta segunda-feira, 10, e se estenderá até o dia 13 de março, com atendimento em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Município. De acordo com a coordenadora do setor de Epidemiologia da secretaria de Saúde, a enfermeira Patrícia Massuqueto, é imprescindível que os laranjeirenses procurem as unidades de saúde com a carteirinha de vacinação e sejam imunizados. 

O público-alvo da campanha é amplo: todos de 5 até 59 anos de idade. Para população de 5 até 19 anos e de 30 a 59 anos, a vacinação será seletiva. “A pessoa vai procurar a unidade de saúde levando seu cartão de vacinas, caso tenha atraso na vacina, vai ser feita a vacinação da dose que estiver em atraso”, explica a enfermeira. Para a população na faixa etária de 20 a 29 anos, a vacinação será indiscriminada, ou seja, todas as pessoas vão ter que comparecer para a vacina do sarampo, mesmo que já tenham sido vacinadas. Nesta faixa etária (20 a 29 anos), 10.402 pessoas deverão ser imunizadas em Laranjeiras do Sul. 

VACINAÇÃO

A vacina contra o sarampo é gratuita e faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. A Secretaria da Saúde orienta para que a população fique atenta às datas da carteira de vacinação e aos registros de doses. A dose zero deve ser aplicada em crianças entre seis e onze meses. A primeira dose deve ser aos 12 meses de vida com a vacina tríplice viral (que previne sarampo, caxumba e rubéola), e a segunda dose aos 15 meses de vida com a vacina tetra viral (que previne sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora).