segunda-feira, janeiro 13, 2020

Região de Irati registra mortes de macacos por febre amarela e reforça vacinação

O setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde de Irati confirmou a circulação do vírus da febre amarela em macacos na nossa região. Foram confirmados casos em dois macacos nos município de Teixeira Soares e Imbituva.

Um caso já foi registrado em Prudentópolis, na última segunda-feira (6).

Em razão disso, a Secretaria de Saúde de Irati orienta que gestantes não vacinadas devem receber uma dose de vacina contra febre amarela, em qualquer período gestacional, desde que não apresentem contraindicações à vacinação, após avaliação do Serviço de Saúde.

Mulheres que estão amamentando crianças de zero a seis meses de idade não vacinadas, devem receber a dose de vacina contra Febre Amarela. Nesses casos o aleitamento materno deve ser suspenso por 10 dias após a vacinação. As lactantes devem procurar um serviço de saúde para orientação e acompanhamento, a fim de manter a produção do leite materno e o retorno à lactação.

Pessoas com mais de 60 anos, não vacinadas, devem receber a dose da vacina contra Febre Amarela após avaliação do serviço de saúde, com objetivo de identificar alguma contraindicação para vacinação.

Recomenda-se ainda, independente de situação vacinal, que façam uso de medidas de proteção individual, tais como repelentes, telas em janelas, mosquiteiros, calças e blusas com mangas compridas e evitem deslocamento a áreas de risco.

Para informações sobre vacinas, os telefones da Epidemiologia de Irati, são 3907 3155 e 9 9104 1938.