Guarapuava 200 Anos

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Paraná tem vários municípios com poucos habitantes, mas cheios de encantos

Bom Sucesso 
Altonia

Das 399 cidades do Paraná, 102 têm menos de cinco mil habitantes. Outro tanto são municípios que se situam com pouco mais de dez mil moradores. E uma porção menor concentra 20 mil habitantes. Mas, isso não quer dizer que estas cidades não tenham seus atrativos, charmes e encanto. Embora pequenas, são cidades que se esforçam por apresentar um potencial turístico, principalmente voltado à própria região.

A maioria, por ter vocação agrícola e estar perto da natureza, exploram estes detalhes, como Pérola, que por estar cercada por rios e riachos tem diversas piscinas naturais espalhadas por todo o município. As águas cristalinas e correntes das piscinas e a vegetação que cerca o local atraem os turistas e fortalece o turismo rural.

Também temos Altônia, que serve de porta de entrada para o Parque Nacional de Ilha Grande, no Rio Paraná, ou Mariópolis, que no outro extremo, se tornou uma das capitais da uva do Paraná.

Todas contam com boa estrutura e estão relativamente próximas de grandes cidades, que dão o apoio turístico necessário. No Noroeste, Maringá, Paranavaí e Umuarama dão o suporte preciso. No Norte, Londrina se destaca. No Oeste, Foz do Iguaçu e Cascavel são referência para os municípios menores. No Sudoeste, Pato Branco e Francisco Beltrão.

Crescimento

O Paraná registrou em 2019 crescimento no número de empresas e guias no Cadastur – sistema do Ministério do Turismo de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor. Segundo dados do Ministério, em 2018 eram 5.097 empresas cadastradas. Em 2019 o número passou para 6.280, um crescimento de 23,2%.

Os números mostram que, do percentual de aumento, 28,8% são novas agências de turismo. Também, o número de meios de hospedagens inscritos no Cadastur cresceu quase 25% no ano passado em relação ao ano de 2018, acompanhando significativos crescimentos nos outros segmentos, como, organizadora de eventos (38,8%) e transportadora turística (17,6%).

Para realizar o cadastro é só acessar www.cadastur.turismo.gov.br e seguir o passo a passo. O cadastro do Ministério do Turismo é totalmente gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário