segunda-feira, dezembro 02, 2019

Campanha Novembro Azul encerra com grande adesão Masculina em Guaraniaçu

No último sábado dia 30, foi encerrada mais uma campanha Novembro Azul, um mês inteiro dedicado a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina, visando alertar os homens da importância do diagnóstico precoce.

Somente neste sábado foram atendidos 438 homens no Centro Municipal de Saúde e 28 homens na Unidade Básica de Saúde no Distrito de Guaporé. No geral, a campanha foi um sucesso com imensa participação do público alvo.

As ações de conscientização são necessárias conforme explica a Secretária de Saúde, Ivone Fabrício, para que os homens mantenham em dia e de maneira preventiva, suas consultas em relação ao Câncer de Próstata que atualmente, apresenta altos índices a nível de Brasil onde, 42 homens morrem, por dia, em decorrência da doença e cerca de 3 milhões vivem com ela.

‘Todos os anos, a campanha tem levado informações sobre diagnóstico, tratamento e cuidados necessários frente a esse cenário. Assim, a idéia é dar continuidade nos trabalhos e projetos de prevenção, conscientização e informação sobre a doença’ afirmou a Coordenadora do Setor de Endemias, enfermeira Elizabeth Firmino.

Entre as ações promovidas durante o mês, foram ofertados exames de PSA, exames Anti HIV, Anti Corpos para Sífilis, Hepatite B e Hepatite C e foram ministradas palestras sob o tema.

O prefeito Osmário Portela, também esteve participando no último dia da campanha, levando sua mensagem de apoio e falando sobre a importância da campanha e da realização dos exames.