sábado, outubro 19, 2019

Período de Matrículas da Rede Estadual inicia a partir de semana que vem

Nesta segunda-feira (21) inicia o período de matrículas e rematrículas na rede estadual, e elas vêm com novidade. Para os alunos de continuidade e também aos jovens que ingressarão no sexto ano do Ensino Fundamental ou na primeira série do Ensino Médio, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED) vai disponibilizar uma ferramenta online para a confirmação ou escolha da vaga.

Na plataforma online, que pode ser acessada também pelo celular, é o responsável pelo estudante, ou o estudante maior de 18 anos, que deverá realizar o acesso, após fornecer CPF e número de celular, para o qual será enviado um código de validação via SMS. Uma vez com acesso à Área do Aluno, o responsável deve clicar em “Matrícula Online”, no menu lateral da página, para dar continuidade ao processo.

É importante ressaltar que a realização da matrícula de forma online é opcional, podendo o pai ou responsável fazê-la diretamente na escola. PASSO A PASSO – Para os jovens já matriculados nas escolas estaduais e que apenas desejam dar continuidade aos estudos na rede pública, o responsável deverá acessar a ferramenta e confirmar a vaga na instituição de ensino. Se os pais ou responsável desejar tentar uma vaga em outra instituição de ensino, pode indicar até três escolas e aguardar o resultado da solicitação, que será divulgado no início de dezembro.

Já para realizar a matrícula online dos estudantes ingressantes, provenientes do quinto e nono anos das redes municipal e estadual de ensino e que ingressarão no 6º ano do Ensino Fundamental ou no 1º ano do Ensino Médio, os pais ou responsável deve acessar o sistema e confirmar a matrícula na instituição de ensino sugerida pela SEED.

Caso haja preferência por uma escola diferente da sugerida pela SEED, o pai ou responsável pode indicar até três instituições em que desejem tentar uma vaga e aguardar o resultado da solicitação.

RESULTADOS – Caso o aluno não consiga a vaga na instituição de ensino de preferência terá a vaga garantida na instituição de ensino estadual onde está matriculado ou na instituição indicada pela SEED.

ETAPA PRESENCIAL – A última etapa é presencial e consiste na entrega dos documentos necessários para efetivar a matrícula. Ela ocorre em janeiro, de acordo com o calendário estipulado por escola.

FORA DA REDE – Os alunos que buscam uma vaga na rede estadual, provenientes de outros estados ou de instituições privadas que não utilizam o Sistema SERE, poderão comparecer presencialmente em uma instituição de ensino estadual para solicitar inserção no Cadastro de Espera de Vaga Escolar.

NRE DE LARANJEIRAS DO SUL – No Núcleo de Educação de Laranjeira do Sul, acontecerão os dias “D” para a matrícula, onde os responsáveis que encontrarem qualquer tipo de dificuldade relacionada ao procedimento online, poderão se dirigir até a Instituição na qual pretendem que seu filho estude e ter o auxílio dos profissionais para a efetivação da matrícula.

Confira as datas dos dias “D” nos municípios jurisdicionados ao NRE de Laranjeiras do Sul:

Quedas do Iguaçu: 23 de outubro;
Marquinho, Rio Bonito do Iguaçu, Virmond, Porto Barreiro, Espigão Alto do Iguaçu e Laranjeiras do Sul: 24 de outubro;
Diamante do Sul: 25 de outubro;
Cantagalo: 28 de Outubro;
Nova Laranjeiras: 31 de outubro.