sábado, setembro 14, 2019

Laranjeiras do Sul - Curso oferecido pela prefeitura ensina a fabricação de conservas, molhos e temperos

Treze mulheres de Laranjeiras do Sul aprenderam receitas de conservas diversas e temperos em um curso oferecido nos dias 10 e 11 de setembro. 

  O curso foi ofertado pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Agricultura e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A professora Gilvana Giarolo foi a instrutora do curso. As aulas foram ministradas na Secretaria de Assistência Social. O treinamento foi gratuito e visa qualificar pessoas para a produção e comercialização dos produtos, contribuindo assim para o incremento da renda familiar.

As participantes aprenderam na teoria e prática a realização de várias receitas, como conserva mista, de pepino, beterraba, cenoura, batata, molho de pimenta, molho de tomate ketchup entre outros. O objetivo é transformar vegetais em conservas para consumo familiar, sempre observando métodos de conservação de alimentos, aplicando técnicas especificas para conservação artesanal e boas práticas de higiene.

O conteúdo envolveu desde o fechamento do vidro, esterilização, higiene e manipulação de alimentos; métodos de conservação das hortaliças e preparo de picles, conservas e temperos.