sexta-feira, setembro 13, 2019

Deputado Artagão Júnior acompanhou o Governador Carlos Massa Ratinho Junior no lançamento do programa Educa Juntos,

    O deputado Artagão Júnior acompanhou o governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta quarta-feira (11) no lançamento do programa Educa Juntos, iniciativa da Secretaria da Educação e do Esporte para apoiar os municípios e melhorar os índices de aprendizagem e alfabetização dos estudantes paranaenses desde a educação infantil.

A proposta é ampliar o suporte técnico e pedagógico e promover ações colaborativas entre Estado e municípios para garantir o ensino de qualidade nas redes municipais de ensino. O Governo do Estado vai investir R$ 100 milhões no programa ao longo de três anos.

Esta é a primeira vez que o Estado dará suporte pedagógico aos municípios, com a oferta de formação continuada aos professores, de materiais didáticos para alfabetização e disponibilização do Prova Paraná para avaliar os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.

“Os municípios não serão obrigados a aderir ao programa, mas o Estado estará à disposição para construir um projeto que crie uniformidade no ensino, desde a base até o ensino superior”, disse o governador.

O intuito, acrescentou, é preparar os alunos desde crianças para encarar o mundo que se transforma de forma veloz. “Nosso desafio é preparar o Paraná para o futuro, com a visão de como o Estado deve estar em 2030. Se queremos um Estado inovador, precisamos nos preparar desde agora, e a educação é peça chave deste processo”, afirmou Ratinho Junior.

O Paraná tem cerca de 382 mil alunos matriculados na educação infantil e aproximadamente 653,5 mil nos anos iniciais do ensino fundamental, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). São cerca de 8,7 mil estabelecimentos de ensino e 72,3 mil professores nos 399 municípios.

O deputado Artagão Júnior enalteceu o programa. “É uma iniciativa inovadora do governo e estamos otimistas na adesão dos municípios, que além de receberem recursos específicos para o funcionamento do programa estarão se juntando a este projeto abrangente que visa o desenvolvimento da eEducação do Estado como um todo”.