quinta-feira, agosto 29, 2019

III Feira de Ciências da Cantu na UFFS abre inscrições na próxima semana

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul iniciou os preparativos para a realização da III Feira de Ciências da Cantu na UFFS, evento que reúne estudantes, docentes e técnicos vinculados a instituições de ensino da Cantuquiriguaçu e região. A terceira edição da Feira será realizada no dia 5 de novembro de 2019, no Campus Laranjeiras do Sul, e poderá ser visitada por toda população.

A Feira de Ciências da Cantu na UFFS é uma atividade direcionada para estudantes, docentes e técnicos vinculados à Instituições de Ensino Fundamental (anos finais), Médio e Superior, localizadas na Cantuquiriguaçu e região. O evento tem caráter de mostra científica e os trabalhos deverão ser apresentados na forma expositiva.

Podem ser submetidos experimentos das áreas de Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes e outras (como Tecnologias, Fotografia, Desenho e Decoração). A escolha do tema é livre, desde que o trabalho seja exposto e apresentado no formato da Feira de Ciências.

Conforme a coordenadora do evento, professora Vivian Machado de Menezes, “a primeira edição da Feira contou com 86 trabalhos inscritos, de 20 instituições de ensino de seis cidades, totalizando 300 apresentadores e 300 visitantes. Na segunda edição, houve uma participação ainda maior, com 123 trabalhos inscritos e cerca de 400 apresentadores, envolvendo 27 instituições de ensino de 10 cidades da região, e, aproximadamente, 700 pessoas. Por isso, a expectativa é que sejam experimentos de alto nível, assim como nos anos anteriores, e que a população venha visitar a feira e prestigiar os trabalhos”.

Uma novidade para esta edição é que os 10 melhores trabalhos de cada categoria serão convidados a publicar um resumo do trabalho na primeira edição da Revista Eletrônica Interdisciplinar do Campus Laranjeiras do Sul da UFFS, que será lançada nos próximos meses.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas no período de 2 a 30 de setembro. As equipes do Ensino Fundamental e Médio devem ser formadas por até 4 estudantes e um professor ou técnico responsável, já as equipes do Ensino Superior podem ser formadas por até cinco participantes, sendo opcional o acompanhamento por um docente/técnico.

As inscrições devem ser efetuadas através do formulário online, informando nome e e-mail dos participantes, nome da instituição de ensino, a categoria (Fundamental, Médio ou Superior) e o título do trabalho.

Avaliação e premiação

Os trabalhos serão avaliados e classificados de acordo com a categoria de inscrição: Ensino Fundamental (anos finais), Médio e Superior.

A avaliação será realizada por banca composta de professores, técnicos administrativos e estudantes dos cursos de Mestrado da UFFS. Serão pontuados os seguintes requisitos: apresentação, execução do experimento, explicação do fenômeno e criatividade. Os melhores trabalhos, em cada categoria, serão premiados.

Outras informações podem ser obtidas no site oficial da III Feira de Ciências da Cantu na UFFS, no regulamento da Feira, através do e-mail feiracienciasuffs@gmail.com ou do telefone (42) 3635-8694.