quinta-feira, julho 11, 2019

ATENÇÃO - Aposentados e pensionistas do Paraná devem fazer o recadastramento

A Paranaprevidência está fazendo o recadastramento dos mais de 100 mil aposentados e pensionistas beneficiários da instituição. O cronograma obedece como critério o mês de aniversário dos segurados no caso dos aposentados. Para os pensionistas o calendário é próprio e diferenciado, a depender do tipo de pensão ou da região de residência de cada um.

A partir do ano que vem, o cronograma de recadastramento de pensionistas também vai ser determinado pelo mês de nascimento.

O diretor-presidente da Paranaprevidência, Felipe Vidigal, explica que o recadastramento visa principalmente a atualização de dados como endereço de e-mail e número de telefone celular, além da prova de vida. “Esta atualização de informações de cadastro é de extrema importância, porque agiliza e facilita o contato entre a instituição e os beneficiários”.

Os aposentados e pensionistas estão recebendo a convocação por meio de SMS e e-mail, segundo os dados que constam dos cadastros. Os correntistas da Caixa Econômica Federal também estão recebendo o alerta de recadastramento por meio de mensagem dirigida nos caixas eletrônicos da instituição bancária e também no Internet banking.

Vidigal esclarece que os servidores inativos que tenham outro vínculo ativo no Poder Executivo estão dispensados do recadastramento. Por sua vez, aposentados que acumulam benefício de pensão junto a este Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) farão somente o recadastramento de pensionistas.

ATENDIMENTO DIFERENCIADO - Os servidores com dificuldade de locomoção ou maiores de 80 anos podem agendar visita de assistente social para a prova de vida. Há também a possibilidade de encaminhar o formulário - protocolo de recadastramento - preenchido na internet e impresso para envio por correio ou entregue por terceiros. O documento deverá estar com assinatura reconhecida em Cartório como verdadeira, ou seja, assinado na presença do Oficial de Cartório, e com todas as cópias dos documentos autenticadas.

Na impossibilidade de reconhecimento da assinatura em Cartório, o documento poderá ser encaminhado junto ao recadastramento Escritura Pública Declaratória ou Ata Notarial. Poderá também ser aceito Atestado de Vida original, contendo carimbo, assinatura e CRM do médico, emitido no mês de recadastramento do beneficiário, válido por 30 dias da data de sua emissão. “O atendimento preferencial e diferenciado aos maiores de 80 anos e é amparado por Lei”, afirma Felipe Vidigal.

A Paranaprevidência mantém o Programa de Atualização Cadastral Permanente (PAC), por meio do qual é possível atualizar o cadastro de dependentes a qualquer tempo, o que pode ser feito com a senha antiga de acesso. Para obter uma nova senha basta fazer o cadastro no PIÁ (Paraná Inteligência Artificial) no computador ou no smatphone por meio do aplicativo de mesmo nome.

Aos militares e dependentes a orientação é que o recadastramento está sendo feito, além da sede da Paranaprevidência, em Curitiba, exclusivamente nos Batalhões da Polícia Militar em todo o Estado. “Desta forma centralizamos o atendimento e facilitamos o acesso dos nossos beneficiários ao recadastramento, garantindo assim que todos estejam com as informações cadastrais atualizadas”, acrescenta Vidigal.

A instituição mantém as informações e o cronograma de recadastramento disponíveis no site www.paranaprevidencia.pr.gov.br, no link Recadastramento, localizado na aba superior. Além disso, a Central de Atendimento, na sede da instituição, em Curitiba e o Call Center podem esclarecer eventuais dúvidas. O número do Call Center é 0800.643.0037.