quinta-feira, 13 de junho de 2019

Boletins de ocorrência na Polícia Civil podem ser feitos pela internet; veja como

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) conta com a Delegacia Eletrônica para facilitar a vida dos paranaenses, desde 2011. O serviço está disponível para todos os municípios do estado e permite que o comunicante registre Boletim de Ocorrência (BO) de furto, extravio, perda e desaparecimento de pessoa.

O BO de furto, por exemplo, é o documento oficial usado pelos órgãos policiais para registrar o furto de objetos e documentos pessoais do declarante (a pessoa que relata o acontecido). Possibilita o registro sem que a pessoa precise ir até uma delegacia. Para isso, o fato deve ter acontecido no Paraná. O crime de furto é caracterizado pela ausência de violência ou de ameaça grave contra a vítima.

Se a vítima sofreu agressão, trata-se de roubo e não é possível fazer o boletim pela internet. Neste caso, a recomendação é que se procure a delegacia de polícia mais próxima.

Como registrar

Preencha o BO online com os dados solicitados. Para que seu Boletim de Ocorrência seja devidamente validado cadastre-o com atenção. Relate os objetos furtados e faça uma descrição de fácil entendimento do fato ocorrido.

Prazo
O conteúdo do B.O. passa por um processo de análise por policiais civis. Caso haja alguma dúvida, o declarante será contactado para esclarecimentos adicionais.

O que diz a lei

A comunicação falsa de crime ou contravenção prevê multa ou pena de um a seis meses de detenção, de acordo com o artigo 340 do Código Penal Brasileiro.

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