quinta-feira, maio 16, 2019

Ratinho Junior anuncia corte em verbas para universidades estaduais

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), anunciou corte no dinheiro destinado para as universidades estaduais. A informação foi dada no mesmo dia em que dezenas de cidades brasileiras registravam protestos contra o Governo Federal devido ao contingenciamento no Ministério da Educação e outras pastas, o que afetou o orçamento das universidades federais.

Ratinho Junior disse, em um vídeo publicado pelo portal I44 News, que os reitores já foram informados sobre o corte e estão em conversa com o governo para buscar um ‘modelo de gestão mais eficiente’.

Para o governador, as universidades devem obter o repasse por meritocracia.

“Existe um orçamento. O orçamento será respeitado. O que estamos construindo com os reitores é um modelo de gestão mais eficiente. Não pode um aluno da área pública custar o dobro da área privada. Tem que ter explicações sobre isso. O dinheiro é do povo, e não do governador. Tem que ter transparência” afirmou.

O governador destaca que as universidades precisam comprovar em que área estão investindo os recursos, que precisam ser bem distribuídos. “À medida do possível que as nossas universidades vão dando transparência, vão ganhando credibilidade e, automaticamente, recebem mais dinheiro. Estamos construindo isso com os reitores, para que a gente melhore o desempenho. Não pode se gastar quase 100% do dinheiro em folha; Tem que ter manutenção no prédio, melhoria no prédio, e isso é gestão”.

Ratinho também disse que o dinheiro será repassado por meio da meritocracia. “Nos cobraremos eficiência. A universidade que fizer uma boa gestão, vai receber mais dinheiro. Aquela que fizer uma gestão ruim, recebe menos dinheiro. Será por meritocracia”, garante.

Segundo a superintendência de Ensino Superior do Governo do Paraná, o governo está fazendo uma análise da aplicação dos recursos.