quinta-feira, maio 16, 2019

Produtor de Laranjeiras do Sul produziu 243,66 sacas de soja por alqueire

A Cooperativa Coprossel anunciou ontem os ganhadores do Desafio Soja 200+. Os resultados dos talhões foram apresentados para os produtores participantes com destaque para algumas cultivares que deverão ser aperfeiçoadas para a próxima safra. 

A diferença do desafio neste ano, do primeiro para o segundo colocado, foi de apenas 12 quilos por alqueire e com cultivares diferentes.

O Campeão deste ano foi Nelson Lima, de Laranjeiras do Sul com produtividade de 243,66 sacas de soja por alqueire. Ele destaca que estar em primeiro lugar é resultado de muito trabalho. "Bastante trabalho, foi muito acirrada a disputa, e é uma satisfação muito grande, nós ganhamos e a cooperativa ganha com esse trabalho. O produtor precisa fazer a diferença com as ferramentas que existe a gente busca isso", comenta Nelson. (confira áudio)

O Vice campeão foi Adriano Palaoro, de Porto Barreiro com 243,45 sacas/alqueire. Ele comenta que o programa Soja 200+ tem dado grande incentivo para melhorar sua produção. "Há vários anos que a gente vem trabalhando na área, fazendo rotação de cultura e muito suor. A lavoura é igual a família, você tem que abraçar ela e depois que entremos nesse programa cada vez nossa produção foi maior", afirma. 

O coordenador do programa, engenheiro agrônomo da Coprossel, Marcio Dulnik, fala da disputa e do quanto as áreas de soja da região tem potencial de alcançar grandes produtividades. "Uma disputa muito acirrada, esses produtores há muito tempo fazem a lição de casa e preparam essas áreas desde o primeiro desafio, inclusive o Nelson (campeão) só em uma edição do programa que ele colheu menos de 200 sacas por alqueire", comenta.

Também foram presenteados os produtores que tiveram maior produtividade por município, que foram os seguintes.

- Marquinho com 203,55 sacas/alqueire - família Faccin;
- Virmond com 200,61 sacas/alqueire - Leadmiro Stunder;
- Rio Bonito do Iguacu com 198,09 sacas/alqueire – Leonel Schimidt;
- Nova Laranjeiras – 186,35 sacas/alqueire Valmir Caimi.