segunda-feira, fevereiro 11, 2019

Prefeito BERTO SILVA esteve na ABERTURA da SEMANA PEDAGÓGICA em Laranjeiras do Sul

Apesar de toda a correria do dia em função dos compromissos e demais responsabilidades de um gestor municipal, o prefeito Berto Silva mais uma vez reservou um momento para prestar palavras de gratidão aos servidores de Educação. Na segunda-feira, 11, pela manhã o prefeito marcou presença na abertura dos trabalhos das formações, realizada no Cine Teatro Iguassu e que contou com a participação dos Diretores, Professores, Pedagogos, Secretários, Auxiliares de Serviços Gerais e Motoristas. Além do prefeito, também estiveram na abertura a Secretária de Educação, Maria Luiza Simões dos Santos, Chefe do Núcleo Regional de Educação, Lídio dos Santos, vereador João Aires, além dos servidores da Secretaria de Educação.

Pela manhã a palestra foi ministrada pela professora Dra. Zita Lago Rodrigues, com o tema “Base Nacional Comum Curricular”. A palestrante possui graduação em Filosofia, mestrado em Educação e dourado em Educação. Atualmente é pesquisadora institucional e coordenadora para a área de Gestão e Políticas Públicas Educacionais, além de ser consultora do Sistema Positivo. No período da tarde os encontros foram realizados na Secretaria Municipal de Educação. Já na terça-feira, 12, os encontros acontecem também na Secretaria com a formação do Sistema Positivo e envolverá Diretores, Pedagogos e Coordenadores Pedagógicos do Ensino Fundamental, Professores do 1º ao 5º ano, sala de recurso e classe especial.

Em seu discurso, o prefeito falou dos avanços na Educação, como a reforma de todas as escolas, implantação do Sistema Positivo, entrega de uniforme para todos os alunos da rede municipal e da APAE, fixação de padrão para os professores, avanço horizontal e vertical de carreira e está em fase de implantação, a colocação de ar-condicionado em todas as salas de aula. “O que vem pela frente agora é a implantação do projeto “Método das Boquinhas”, onde a prefeitura vai bancar todo o projeto, porque é nossa obrigação colocar mais um instrumento público de educação para o avanço profissional de nossos professores”, disse o prefeito.

“Esse é o momento de alinhar os trabalhos, planejar o ano letivo e buscar proporcionar educação de qualidade em Laranjeiras do Sul. É com esse espírito e amor pela educação que demos boas-vindas e desejamos um bom retorno ao trabalho a todos os que compõem a educação municipal de Laranjeiras do Sul”, disse a Secretária de Educação Maria Luiza Simões Nunes dos Santos.

MÉTODO DAS BOQUINHAS

 Foi desenvolvido inicialmente para reabilitar os distúrbios da leitura e escrita, e, atualmente é usado em salas de aula regulares, além de consultórios, escolas especializadas e APAEs. É um método fonovisuoarticulatório, e em sua proposta utiliza-se além das estratégias fônicas (fonema/som) e visuais (grafema/letra), as articulatórias (articulema/Boquinhas). Seu desenvolvimento foi alicerçado na Fonoaudiologia, em parceria com a Pedagogia, que o sustenta, sendo indicado para alfabetizar quaisquer crianças e mediar/reabilitar as dificuldades da leitura e escrita.