quarta-feira, fevereiro 27, 2019

Capitão da Policia Militar visita chefe do NRE de Laranjeiras do Sul professor Lidio para debater PATRULHA ESCOLAR e PROERD

O Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, recebeu na manhã de ontem (26/02) a visita do Capitão Saulo Vinícius Hladyszwski, comandante da 5ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária de Ponta Grossa, a qual atende grande parte dos municípios da nossa região. Também estiveram acompanhando a visita, o Cabo Jacir e o Cabo Antônio Joel Demétrio.

Na oportunidade foram discutidos os aspectos relacionados a atuação da polícia militar junto às Escolas/Colégios jurisdicionadas a este NRE.

A Patrulha Escolar Comunitária é a união da comunidade escolar com a polícia para reduzir a violência e a criminalidade nas escolas e nas suas proximidades. Seu objetivo principal é a PREVENÇÃO e, supletivamente, a repressão aos crimes e atos infracionais.

Dentre as atividades desenvolvidas pela Patrulha Escolar podem ser destacadas as seguintes:

* Aconselhamento aos alunos;
* Mediação na resolução de conflitos;
* Busca pessoal (preventiva e por fundada suspeita);
* Operações externas às escolas;
* Palestras interativas;
* Interação com a comunidade e autoridades locais;
* Patrulhamento diferenciado.

Outro programa atendido pela Polícia Militar é o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), que desenvolve um trabalho preventivo ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. Para o Chefe do NRE, Prof. Lidio dos Santos, “estas ações efetivas dos patrulheiros não só aproximaram alunos, pais e professores da Polícia Militar como também são primordiais para prevenir a ação de criminosos nas instituições e proximidades, pois estes profissionais são especialmente capacitados e conhecem a realidade da comunidade escolar.”

“Cabe ressaltar que em nossa região este trabalho sempre foi muito bem desenvolvido pelos nossos patrulheiros, que jamais medem esforços para que a Patrulha atue de forma significativa, e no que estiver ao alcance do NRE, este compromisso com nossa comunidade escolar continuará sendo posto em prática”, finaliza Lidio.