quinta-feira, novembro 12, 2020

Vestibular dos povos indígenas de 2021 abre inscrições no Paraná

As inscrições para o vestibular dos povos indígenas do Paraná de 2020 foram abertas na segunda-feira (9) e vão até 7 de dezembro pelo site da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), responsável pela organização neste ano.

As provas da 20ª edição do vestibular serão nos dias 11 e 12 de abril de 2021. Conforme o edital, cada uma das sete universidades estaduais oferecem seis vagas suplementares em cursos de graduação. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 10 vagas suplementares.

Podem participar estudantes indígenas que tenham concluído o ensino médio e que não tenham curso superior. No caso de escolha de um curso ofertado pelas universidades estaduais, o candidato deverá comprovar que pertence a uma comunidade indígena do território paranaense.

O candidato deverá preencher inicialmente o formulário disponível na internet e anexar a autodeclaração/carta de recomendação assinada pelo candidato e pelo cacique da comunidade.

Na sequência o candidato deverá preencher o questionário socioeducacional e indicar a universidade em que pretende concorrer em primeira opção.

Provas

As provas serão em Londrina, Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava e Curitiba. Candidatos que não residem nas terras indígenas ou nos municípios relacionados farão as provas em locais indicados pela comissão organizadora do concurso.

Já os candidatos que não residem no Paraná farão as provas em Curitiba.

O conteúdo prevê a grade curricular do ensino médio, sendo que os candidatos poderão optar por língua estrangeira moderna (inglês ou espanhol) ou língua indígena (guarani ou caingangue).