segunda-feira, novembro 30, 2020

Pinhão - Conselho Municipal de Saúde lança Nota reforçando os cuidados para evitar o contágio do Covid-19

Conselho Municipal de Saúde, através de seu representante legal, o Presidente José Lineu Ramos divulgou uma nota reforçando os cuidados necessários para evitar o contágio pelo vírus do Covid-19.

A nota chama atenção para a necessidade de não descuidar dos meios que podem impedir a disseminação e contágio do vírus. Também destaca que a estrutura da Saúde está no limite de saturação.

Um ponto importante destacado na nota, é que os profissionais de saúde, tem sido muitas vezes hostilizados e ameaçados, quando estão realizando o trabalho de conscientização e até mesmo de notificação nos locais em que há aglomeração. É necessário ressaltar que estes profissionais estão enfrentando estas dificuldades, na tentativa de evitar que haja um aumento maior nos casos de Covid-19, uma vez que nos últimos dias o número de casos confirmados, pessoas suspeitas e monitoradas teve um aumento expressivo.

As recomendações continuam as mesmas do início da pandemia: Usar máscara, evitar aglomeração, sair de casa somente se for necessário e o uso de álcool gel. Também é importante ressaltar que o comércio também tem deveres neste combate, fornecendo o álcool gel, não permitindo a entrada e permanência de pessoas sem máscara, e solicitando aos seus funcionários que também utilizem a máscara e respeitem todas as orientações repassadas pelos profissionais de saúde.

O Município nesta semana registrou o terceiro óbito desde que a pandemia iniciou, infelizmente uma das vitimas era profissional da saúde que, exercendo a sua profissão, foi contaminado e não resistiu as complicações. Muitos profissionais da saúde estão afastados de seu trabalho, como forma preventiva, enquanto os que ainda estão trabalhando tomam todos os cuidados necessários, para que não haja uma queda na equipe, o que prejudicaria ainda mais as ações realizadas por estes profissionais, para evitar que mais pessoas se contaminem.