quinta-feira, novembro 12, 2020

Agepar determina redução de tarifas de pedágio da Ecovia e Ecocataratas

A Agência Reguladora do Paraná (Agepar) determinou que as concessionárias Ecocataratas e Ecovia devem reduzir as tarifas de pedágio para compensar erros de cálculo em reajustes realizados em 2016 e 2017.

A decisão foi tomada na reunião do Conselho Diretor da agência, na terça-feira (10).

Segundo a Agepar, o valor deve ser reduzido ao mínimo possível para assegurar "a cobertura mínima dos custos operacionais" das concessionárias até novembro de 2021, quando termina o contrato atual de concessão.

A agência pediu que o valor seja calculado e apresentado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) até dia 30 de novembro para entrar em vigência em dezembro.

Erro na homologação

De acordo com a Agepar, houve erro de cálculo na homologação de aditivos das duas concessionárias.

Segundo o relatório da agência, o reajuste acima do valor que deveria ter sido aplicado "não decorre de ilicitude, mas de uma falha técnica no processo homologatório".

No caso da Ecocataratas, que administra a BR-277 entre Guarapuava, na região central do estado, a Foz do Iguaçu, no oeste, o aditivo aprovado em 2016 considerou a realização de obras de duplicação da pista, mas que não tinham sido concluídas em todo o trecho previsto, e um índice de depreciação diferente do apresentado no início do período de concessão.