sábado, outubro 10, 2020

Três pessoas acusadas de triplo homicídio na região, foram condenadas, a quase 250 anos de prisão

Três pessoas acusadas de triplo homicídio em Santa Maria do Oeste, foram condenadas, pela Comarca de Guarapuava, a quase 250 anos de prisão. Dr. Geraldo Moreira Júnior de Santa Maria do Oeste atuou como assistente de acusação:

Um advogado militante na Comarca de Pitanga e região, Dr. Geraldo Moreira Júnior com escritório em Santa Maria do Oeste, atuou como assistente de acusação no julgamento de três pessoas acusadas de um triplo assassinato na Linha Cantú em Pitanga e posterior queimados no interior do município de Santa Maria do Oeste, na região Central do Paraná.

O Dr. Alikan Zanotti de São João do Ivaí, também participou do julgamento, que na época, 2016, o crime ganhou repercussão nacional.

O julgamento resultou em quase 250 anos de condenação, se somadas as penas dos três condenados. Um único réu, chegou a ser condenado a 95 anos de prisão.

SOBRE O CRIME - Em 2016, um casal de idoso e um homem foram assassinados após terem sua residência invadida por supostos assaltantes. Os três foram mantidos dentro do carro da família, enquanto o veículo era incendiado em uma estrada rural de Santa Maria do Oeste (68 km a oeste de Guarapuava). Os corpos foram encontrados por volta das 10h de 27 de agosto, daquele ano.

De acordo com a Polícia Civil, Vitor Lacoski, de 60 anos, sua esposa, Elizabete Cossoski, de 64 e o irmão da idosa, Salvador Cossoski, de 70 moravam em Pitanga (88 km ao norte de Guarapuava) e teriam sido agredidos e retirado da residência. Depois, foram levados até o distrito de São José, em Santa Maria do Oeste, onde o Fiat Siena foi posteriormente encontrado totalmente consumido pelas chamas. Os corpos foram retirados do automóvel e levados ao IML de Guarapuava para identificação. Inicialmente, acreditava-se que os três tivessem sido vítimas de um latrocínio, mas não foram levados objetos nem dinheiro da casa, o que afasta a hipótese de assalto.

PRISÕES - Em setembro, de 2016, Amauri de Farias e Zoraide Lemes Martins, foram presos em Bituruna. Valdinei Martins Kossouski, de 19 anos, filho de Zoraide e parente do casal assassinado, também já havia sido preso no dia seguinte e confessou o triplo homicídio. Ele disse que a ação foi planejada pela mãe e pelo padrasto, de olho na herança de 15 alqueires de terra. No dia anterior ao crime, os três saíram de Guarapuava e foram até a casa das vítimas. A cerca de um quilômetro do local, deixaram um Kadett na beira da estrada. A mãe ficou e o jovem e o padrasto caminharam até a residência e mataram as três pessoas com golpes de facão. O planejado era atear fogo na casa com os corpos dentro, mas o padrasto mudou de ideia e colocou as vítimas dentro do carro, um Fiat Siena.

CONDENAÇÃO - O julgamento aconteceu no dia 06 de outubro, de 2020, na Comarca de Guarapuava. Foi presidido pela Juíza Dra. Susan Nataly Dayse Perez da Silva e na acusação, promotor Francisco de Carvalho Neto, tendo como assistente o Dr. Geraldo Moreira Júnior. Ao final, a sentença proferida foi: Zoraide Martins condenada a 83 anos, 05 meses e 10 dias reclusão; Amauri de Farias condenado a 95 anos e 06 meses e, por fim, Valdinei Martins condenado 68 anos dois meses e 20 de reclusão, todos em regime fechado.