sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Laranjal confirma 1º caso, e Covid-19 chega a todas as cidades do Paraná, diz secretaria

Laranjal, na região central do Paraná, confirmou o primeiro caso de coronavírus nesta quinta-feira (29), de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Com isso, todos os 399 municípios do Paraná registram, agora, ao menos um caso da doença.

Conforme a Sesa, o Paraná tem 5.125 mortes e 209.639 casos confirmados. Os dados foram divulgados em boletim desta quinta-feira.

Uma das últimas cidades do Brasil a registrar diagnóstico de Covid-19, Laranjal tem 6.360 habitantes, sendo que 4.329 vivem na zona rural, segundo censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O primeiro paciente com Covid-19 de Laranjal é um homem, de 47 anos. O exame foi processado pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná ainda nesta quinta.

A diretora de Saúde de Laranjal, Lucimara Silva, disse que, com o primeiro caso na cidade, a gestão pode estudar novos cuidados em relação à pandemia.

"Todos os cuidados a gente continua tomando, lógico que a partir de agora serão dobrados. Mas todos os cuidados vão ter que permanecer", afirmou.

Em julho, a Sesa chegou a confirmar um caso de coronavírus em Laranjal, que posteriormente foi transferido por se tratar de um paciente que morava em Maringá, no norte do estado.

Medidas adotadas

Laranjal não tem hospital e, em caso de necessidade, os pacientes são levados para uma unidade em Pitanga, que fica a cerca de 100 km.

Por causa da pandemia, o município concentrou os atendimentos de saúde em uma unidade básica que fica no Centro.

Além disso, a cidade chegou a implantar barreiras sanitárias e fechou o comércio. Aos poucos, as atividades foram sendo normalizadas, seguindo decretos estaduais, conforme a prefeitura.

A gestão municipal acredita que os cuidados da população, a baixa densidade demográfica e a concentração da população na área rural tenham contribuído para a demora da chegada da doença em Laranjal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário