sábado, outubro 03, 2020

Após denúncia, polícia apreende 50 galos utilizados em rinhas no Paraná

Cinquenta galos foram apreendidos nesta sexta-feira (2) em uma chácara em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.

De acordo com a Polícia Civil, os animais participavam de rinhas e, pelo menos, dez deles estavam bem machucados, com lesões características de briga.

As investigações começaram após uma denuncia anônima. A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) foi até o local e encontrou os animais em gaiolas ou em espaços pequenos.

Os policiais também encontraram espaços onde esses galos eram treinados e onde aconteciam as rinhas. O local tinha, inclusive, uma estrutura para receber público e era monitorado.

O dono da chácara foi levado para a delegacia para prestar depoimento e vai responder pelo crime de maus-tratos em liberdade.

"Aqui nós encontramos galo agonizando, em condições extremamente precárias. Agora a gente vai tentar dar uma sobrevida a esses animais e dar uma qualidade de vida aos que têm condições, além de responsabilizar quem fez isso", disse o delegado Matheus Laiola.

Os galos que estavam mais machucados foram levados para clínicas veterinárias e os outros para a sede da ONG Força Animal, onde vão passar por um trabalho de reabilitação.

A defesa do dono da chácara disse que vai se manifestar no processo, mas nega que haja evidência de rinhas e de qualquer outro crime.