sexta-feira, setembro 18, 2020

Unicentro está com inscrições abertas para Programa de Residência em Clínica Médica

O Programa de Residência Médica em Clínica Médica, credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica e ofertado pela Unicentro, está com as inscrições abertas para os candidatos que desejam ingressar na próxima turma. De acordo com vice-coordenador do programa, o cardiologista Abrão José Melhem Júnior, a residência é voltada aos médicos que procuram qualificação profissional na área de clínica médica. E o melhor, profissionais com maior capacitação que, na maioria, permanecem atuando em Guarapuava e região. “O Programa de Residência em Clínica Médica da Unicentro já tem contribuído efetivamente para a manutenção dos médicos especialistas em nossa região, haja vista já alguns que estão já trabalhando no nosso mercado aqui em Guarapuava, em algumas cidades vizinhas, com uma qualificação maior no atendimento integral dos pacientes”, avalia.

No total, são disponibilizadas cinco vagas e os interessados têm até o dia primeiro de outubro para efetuar a inscrição, que deve ser feita no site da Associação Médica do Paraná, pelo endereço www.amp.org.br. O processo de seleção, como explica Abrão, será dividido em duas etapas. “A primeira fase é uma prova escrita, realizada pela Associação Médica do Paraná, e será no dia dois de novembro. Na sequência, depois dessa primeira fase, os classificados serão chamados, convocados para a segunda fase, para apresentação e arguição de currículo, no dia 30 de novembro desse ano”, complementa Abrão.

Após a divulgação do resultado, os candidatos deverão realizar a matrícula no dia sete de dezembro. Já o início das atividades, destaca o vice-coordenador do programa, será no mês de março do próximo ano. “”As atividades da Residência sempre se iniciam no mês de março e há uma semana de nivelamento, de informações e conhecimento dos campos de estágio e, especialmente, integração ao hospital e, na sequência, são dois anos de atividades”. O médico ainda ressalta que o programa está formando a quinta turma com grande índice de aproveitamento. Para ele, os profissionais que passam pela residência têm a oportunidade de oferecer à população um atendimento mais qualificado. 

 Outro benefício que o Programa de Residência Médica em Clínica Médica oferece é a qualificação dos preceptores, ou seja, das pessoas que dão as aulas e supervisionam os estágios dos residentes. Essas pessoas estão buscando, também, uma maior qualificação através de mestrados e estão se qualificando para serem professores do curso de Medicina na Unicentro”, afirma o vice-coordenador do programa de Residência.

O edital com todas as informações sobre o Programa de Residência Médica em Clínica Médica está disponível no site www.unicentro.br/especializacao.