segunda-feira, setembro 21, 2020

Programa da Copel incentiva arborização dos municípios

 Mudas de qualidade fornecidas gratuitamente e assistência técnica para a gestão da arborização na área urbana dos municípios. Este é o trabalho desenvolvido pelo Programa Florestas Urbanas, implantado há cinco anos pela área de meio ambiente e responsabilidade social da Copel. Neste período, cerca de 100 municípios já foram beneficiados, com o plantio médio de 11 mil árvores por ano, em ruas, avenidas e praças.

 A solicitação de mudas é feita de modo online à Copel, e a retirada acontece nos hortos florestais das usinas Governador José Richa (Salto Caxias, no município de Capitão Leônidas Marques) e Governador Ney Aminthas de Barros Braga (Segredo, em Mangueirinha). No primeiro semestre deste ano foram fornecidas 3.269 mudas, para 11 municípios.

 O objetivo é promover uma boa gestão da arborização urbana, com o plantio de espécies adequadas em cada local da cidade. Neste sentido, o plantio de espécies de pequeno porte onde há passagem de rede elétrica é fundamental para garantir que não haja desligamentos de energia e reduzir a necessidade de podas.

 De acordo com o diretor da Copel Distribuição, Maximiliano Andres Orfali, a parceria com os municípios contribui com a melhoria ambiental das cidades e reflete na redução das interrupções no fornecimento de energia, através de um conjunto de ações.

 “O programa engloba publicações técnicas, produção e fornecimento de mudas de espécies com características adequadas, substituição de árvores de risco, treinamento de gestores e servidores municipais, e ainda aprimoramento de técnicas de podas”, enumera. Uma das publicações a que ele se refere é o Guia de Arborização Urbana, disponível para download na página http://www.copel.com.

 PLANO DE ARBORIZAÇÃO - Um dos municípios que participam do programa é Dois Vizinhos, na região Sudoeste do Paraná, que elaborou seu plano de arborização urbana em 2018 e já fez o plantio de 600 mudas de árvores fornecidas pela Copel.

 O diretor do Departamento de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ciro Costa, enfatiza que o apoio da empresa tem sido fundamental para garantir a gestão da arborização do município, sobretudo pela qualidade das mudas fornecidas.

 “Nem que nós quiséssemos comprar no mercado, não encontraríamos mudas com a qualidade que a Copel nos fornece”, avalia o gestor, que é engenheiro florestal e desenvolve um mestrado sobre a qualidade, diversidade e disponibilidade de mudas para arborização urbana no Estado, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

 Entre as características destacadas por ele estão a resistência das mudas a ataque de formigas e estiagem, além da formação dos espécimes, em altura apropriada para evitar casos de vandalismo, e sem ramificação que possa prejudicar a acessibilidade para os pedestres, nas calçadas. O manejo segue os critérios técnicos estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - SBAU e pela International Society of Arboriculture - ISA.