sexta-feira, setembro 25, 2020

Processo Seletivo USFC inscrições abertas em 13 de Outubro

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulga nesta quarta-feira, 23 de setembro, o edital do Processo Seletivo UFSC 2020.2. No período de 13 a 27 de outubro estarão abertas as inscrições para seleção de alunos para os cursos de Graduação em Medicina do Campus Araranguá e para vagas remanescentes do Vestibular UFSC 2020. 

Serão oferecidas 549 vagas em 27 cursos dos cinco campi da UFSC. Poderão participar todos os estudantes que concluíram ou estão em vias de concluir o Ensino Médio (curso de 2º grau ou equivalente). A inscrição será gratuita e realizada exclusivamente pela internet.

Neste ano, em razão da pandemia de Covid-19, o Vestibular tradicional com provas presenciais foi substituído por um processo seletivo que levará em conta a média obtida pelo estudante em uma das edições de Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2017 ou 2018 ou 2019. Será possível utilizar apenas uma das médias e é necessário que estudante tenha obtido uma pontuação mínima na redação e em cada uma das disciplinas, conforme especificado no edital.

Para ajudar na escolha da melhor média a ser utilizada – caso tenha participado de mais de uma edição do Enem – a Coperve colocará à disposição dos candidatos uma calculadora. A calculadora levará em conta a alteração da Teoria da Resposta ao Item (TRI) em cada prova. “O processo seletivo proposto pela Coperve/UFSC realizará uma padronização das notas dos candidatos, por disciplina do Enem, para o cálculo da média final, permitindo uma comparação justa entre os candidatos, independente do Enem escolhido” afirma a presidente da Coperve, professora Maria José Baldessar. Conforme regras do próprio Enem, os candidatos que participaram do exame como “treineiros” não poderão utilizar as notas obtidas para participar da seleção.

As vagas dividem-se em 489 remanescentes do Vestibular 2020, que não têm alunos em lista de espera e 60 vagas de Medicina/Araranguá, com ingresso de 30 calouros em 2020.2 e 30 calouros em 2021.1. Essa divisão se deve a mudanças no projeto político-pedagógico do curso, e também é reflexo da pandemia de Covid-19, que impossibilitou a adequação do espaço físico para as turmas e a contratação de professores por meio de concurso público. 

Como inscrever-se

As inscrições devem ser feitas com o preenchimento de um requerimento que estará disponível no site https://processoseletivo20202.ufsc.br durante o período de 13 a 27 de outubro. Pelo calendário do processo seletivo, a confirmação de inscrição definitiva será disponibilizada neste mesmo site a partir do dia 17 de novembro. O resultado do processo seletivo será divulgado a partir de 14 de dezembro. 

Após um prazo para recursos, a Coperve prevê concluir o processo seletivo até o dia 21 de dezembro. A relação oficial dos classificados, por curso, contendo nome e número de inscrição, bem como o Boletim de Desempenho Individual dos candidatos, será divulgada no site https://processoseletivo20202.ufsc.br.

Como em todos os processos seletivos para acesso à UFSC, neste certame também serão observadas as políticas de cotas. De acordo com os termos do edital “neste processo seletivo serão implementadas as ações afirmativas destinadas a estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, com recorte de renda, e autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiências”. 

Os estudantes que concorrerem nas vagas reservadas para os cotistas deverão comprovar essa condição com o envio de documentos e com autodeclarações, que serão validadas por comissões formadas pela Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad).

A Coperve disponibilizou um site para o envio e respostas de dúvidas frequentes. A equipe está trabalhando remotamente devido à pandemia, e realiza atendimentos pelo e-mail coperve@coperve.ufsc.br. Desde o dia 14 de setembro, nas segundas, quartas e sextas-feiras, a equipe também faz atendimento em regime de plantão, das 9h às 13h, pelo telefone (48) 3721-9951. O objetivo é esclarecer dúvidas em relação ao processo seletivo 2020.2 e demais questões relativas às modalidades de ingresso na UFSC.