quarta-feira, setembro 16, 2020

Eleições 2020 - Com prazo para nomeações terminando, Paraná precisa ainda de 7 mil mesários

O Paraná precisa ainda de 7 mil mesários para a realização das eleições de 2020, segundo levantamento do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O prazo para a nomeação dos eleitores que irão compor o pleito termina na quarta-feira (16).

De acordo com o TRE-PR, 78 mil pessoas se voluntariaram para atuar como mesário. Mesmo com o fim do prazo para nomeação, os eleitores podem continuar se inscrevendo.

Para as eleições deste ano, o Paraná precisa de 115 mil pessoas que vão atuar em seções e locais de votação, sendo 85 mil mesários, conforme o Tribunal.

Além dos voluntários, eleitores também podem ser convocados para participar do pleito.

O TRE-PR reforçou que cidades como Chopinzinho, São João, Pato Branco, Pitanga, Campo Mourão, Guaraqueçaba e Loanda apresentaram baixa procura por voluntários.

Segundo o Tribunal, a vantagem da inscrição de voluntários é que menos eleitores precisarão ser convocados. Além disso, inscritos podem ser chamados em casos de substituições e reserva.

Neste ano, o Paraná registrou recorde no registro de voluntários, segundo o TRE-PR.

Inscrições

De acordo com o TRE-PR, as inscrições podem ser feitas pela internet. Para se voluntariar é preciso ser eleitor, ter mais de 18 anos e não ter débitos com a Justiça Eleitoral.