terça-feira, agosto 25, 2020

Goioxim - Nova pavimentação em dez ruas está sendo realizada

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, está investindo R$ 3,36 milhões na pavimentação de um conjunto de dez ruas da cidade. A contrapartida municipal é de R$ 17 mil. São 5,7 quilômetros em recuperação, em uma área de 46,2 mil metros quadrados. Metade foi concluída. As outras cinco vias estão em obras, com taxa de execução em 52%. É um exemplo da presença do Governo do Estado nos pequenos municípios.

Ele lembra que uma nova pavimentação gera qualidade de vida, segurança, empregos e aumenta a autoestima dos cidadãos. “O Governo fez muito em pouco mais de um ano e meio. E queremos ampliar o diálogo com os prefeitos e deputados estaduais para o que Paraná avance ainda mais, em busca ações que tenham impacto direto na melhoria da vida das pessoas”, afirmou Ratinho Junior.

SEM BARRO E SEM POEIRA – É exatamente o que está acontecendo na pequena Goioxim, cidade com cerca de 7 mil habitantes de acordo com a mais recente estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - de 2019.

Manoel Nolla sabe bem disso. Ele passa o dia em casa depois que perdeu a visão de um olho e se viu obrigado a parar de trabalhar. Morador de uma esquina que une duas obras de pavimentação, Nolla disse que já perdeu a conta do número de vezes em que se viu obrigado a intervir devido à má condição das ruas.

Com tempo seco, contou, sofria com a poeira. Quando chovia, o barro se tornava o grande inimigo. A roupa no varal não tinha sossego, relembrou, rindo. “E os caminhões que ficavam parados na chuva porque não conseguiam subir? Agora, não. Está ficando tudo muito caprichado. Praticamente a vila toda aqui será asfaltada, algo muito importante para um município pequeno como o nosso”, destacou.

Um pouco mais para baixo da casa dos Nolla, na pizzaria Forno a Lenha, a chegada do asfalto definitivo também é motivo para muita comemoração. “Nos dias de chuva, caminhão não conseguia chegar para fazer entrega e os motoboys reclamavam para pegar os pedidos, tudo muito difícil”, afirmou a comerciante Cirene Schadeck. “Mas vai melhorar, ficar bom e mais gente poderá vir aqui degustar uma pizza”, completou a filha Catherine Schadeck, enquanto começava a arrumação do salão à espera dos clientes da noite.

PACOTE COMPLETO – As obras, explicou o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega, vão além da aplicação do asfalto novo. Incluem drenagem, sinalização, meio-fio e calçamento. Ações com impacto na circulação viária, mas também voltadas para garantir a acessibilidade dos pedestres.

“Acabam com buracos, asfalto velho, calçadas irregulares e vias urbanas com problemas de acúmulo de água da chuva”, comenta o secretário. “Significa também um estímulo à comercialização de produtos e, por consequência, empregos em maior número”, acrescenta.

Prefeita de Goioxim, Mari Terezinha da Silva destaca o efeito cascata que as obras têm na cidade. “Está mudando a cara de Goioxim. Melhora a qualidade de vida, valoriza os imóveis, o comércio local e é garantia de mais saúde e segurança para as pessoas.”

Ela ressalta, também, a importância de atuar em conjunto com o governo estadual, especialmente para os pequenos municípios. “A cidade tinha pouco calçamento e muitas ruas de chão batido, por isso essa parceria com o Governo do Estado é essencial”, completou.

AEN/PR