quinta-feira, agosto 27, 2020

GAECO - Operação contra crime organizado cumpre 29 mandados de prisão no Sudoeste

Na manhã desta quinta-feira, dia 27, o Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (GAECO), Núcleo de Francisco Beltrão/PR, e a Promotoria de Justiça de Dois Vizinhos/PR, com o apoio da Polícia Civil (5ª SDP, 19ª SDP, DENARC e GOA) e da Polícia Militar (3º BPM e 21º BPM), deflagraram as operações “Manuscrito” e “Paiol”.

As operações policiais buscam desmantelar facção criminosa nacionalmente conhecida, com atuação no Sudoeste do Estado do Paraná. Foram cumpridos 29 mandados de prisão preventiva e 23 mandados de busca e apreensão domiciliar nos municípios de Francisco Beltrão, Pato Branco, Palmas, Dois Vizinhos, Capanema, Realeza 

A operação foi denominada “Manuscrito” em virtude de que, no final do mês de abril, durante a prisão em flagrante de um integrante do grupo pelo crime de tráfico de drogas, foi apreendida uma planilha, escrita a mão, com anotações que remetiam ao cadastro da facção criminosa.

Durante estes quatro meses de investigação foram identificados todos os principais líderes do grupo na região Sudoeste, que é responsável pela prática de diversos crimes graves na região, como homicídios, roubos e tráfico de drogas, entre outros.

Já a operação “Paiol” busca identificar e prender especificamente os integrantes da mesma facção criminosa pertencentes ao quadro do “Paiol”, que é responsável pela guarda e acautelamento das armas de fogo pertencentes à organização criminosa.

Ambas as operações buscam ainda apurar tráfico de drogas e associação para a prática do tráfico na região sudoeste do Estado do Paraná.

Detalhes da Operação serão divulgados em coletiva às 11h no auditório do 21°BPM 

Com JB