quinta-feira, agosto 06, 2020

Casos confirmados da Covid-19 em presos no Paraná chegam a 471

Pelo menos 471 presos foram diagnosticados com o coronavírus no Paraná, desde março, conforme dados divulgados hoje (06) pelo Departamento Penitenciário do Estado (Depen). Do número de contaminados, 423 estão recuperados. Uma parte deles estava custodiada em duas cadeias públicas: em Toledo (142 casos) e Marechal Cândido Rondon (103 casos); e outros 102 estavam na Penitenciária Estadual de Piraquara I. Entre os servidores, de penitenciárias e cadeias públicas, há 164 confirmações e, destes, 116 já estão recuperados. Ao todo, são 33 mil detentos no estado, divididos por 33 penitenciárias e 37 cadeias.

Além dos casos confirmados, o Paraná contabiliza três mortes em decorrência da Covid-19 no sistema prisional. A primeira delas foi em 12 de julho, quando o ex-deputado federal Nelson Meurer, condenado pela Lava Jato, morreu após complicações causadas pelo vírus. Ele estava preso na Penitenciária de Francisco Beltrão, na região sudoeste. Na mesma penitenciária, morreu ontem (05), outro detento. E na terça-feira (4), um agente penitenciário não resistiu à doença e faleceu após ficar cinco dias internado em Curitiba.

Para o Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (Sindarspen), com o registro da primeira morte de um servidor e o aumento de casos, é preciso ser feita uma testagem em massa em todas as unidades penais do estado. Segundo o vice-presidente do sindicato, Ricardo de Carvalho Miranda, a testagem pode ajudar a isolar pontos críticos de contágio.