sexta-feira, julho 31, 2020

Parque Nacional do Iguaçu reabre para visitação terça, dia 4

O Parque Nacional do Iguaçu será reaberto para visitação pública na terça-feira, 4 de agosto, de forma gradual, seguindo todos os protocolos da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e, em especial, do Decreto Municipal 28.337, de 22/7/2020, que estabelece todos os procedimentos de controle sanitário. 

A reabertura atende a demanda da sociedade, dos trabalhadores e empresas de turismo de Foz do Iguaçu, formalizada inclusive pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

A cidade de Foz do Iguaçu tem sua economia diretamente ligada à atividade do turismo, e esse setor foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19. “Dados da última pesquisa de avaliação de impacto no setor registram 34% de demissões de celetistas e 59% de não celetistas, além de 45% de suspensões de contratos de trabalho, agravando ainda mais a situação das empresas e trabalhadores do turismo”, destaca ofício do conselho.

Considerando essa demanda da sociedade, a direção do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entidade que administra o Parque Nacional do Iguaçu, autorizou a reabertura da unidade de conservação para a visitação pública, de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. A redução no horário de funcionamento tem o objetivo de ajustar a visitação às melhores práticas de proteção. A unidade seguirá com trabalho minucioso de sanitização de todo o circuito turístico, oferecendo ainda mais proteção aos visitantes.