terça-feira, julho 14, 2020

GOVERNADOR INAUGURA HOSPITAL REGIONAL PARA ATENDIMENTOS DE CASOS DE COVID-19

O governador do Paraná, Ratinho Júnior, visitou o Hospital Regional do Centro-Oeste, Deputado Bernardo Ribas Carli, para a entrega dos leitos destinados ao tratamento dos casos de Covid-19 encaminhados pelos 20 municípios da 5ª regional de Saúde. A infraestrutura conta com 20 Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) e 60 leitos de enfermaria. De acordo com o projeto, as obras foram antecipadas devido à pandemia.

“O esforço conjunto entre Governo Federal, Estado, Município e a iniciativa privada permitiu a realização dessa obra. Um leito de UTI não é apenas ter um quarto, um respirador, um monitor e uma cama elétrica. O “oxigênio” é ter uma equipe médica preparada pra fazer tudo o que é necessário e dar conta de salvar as vidas. Nessa pandemia, o mundo inteiro ainda está tentando entender como se trabalha e até que não haja uma vacina, vamos contribuir para entender este novo normal”, afirmou o governador, Ratinho Júnior.

A obra de 17 mil m² iniciou em 2015 e, após um período de paralisação, foi retomada em 2019 para adequações na parte elétrica, telhado, acessibilidade e pavimentos internos. No total, estão sendo investidos R$ 115,47 milhões (61,7 mi do fundo da saúde, 30,49 mi para compra de equipamentos e 23,28 mi para instalação dos leitos da Covid-19). O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, enfatizou a importância da abertura do hospital nesse momento de combate à pandemia após vários anos de reivindicações da comunidade.

“Graças a união de esforços, o Hospital Regional vai ajudar a evitar colapso do sistema de saúde do Estado, atendendo uma região com cerca de meio milhão de pessoas e pacientes de outras regionais, caso necessário. É uma alegria saber que toda essa estrutura continuará beneficiando os paranaenses, após a pandemia, como referência para Urgência e Emergência, com perfil direcionado à ortopedia e trauma, cirurgia geral e clínica médica”, reforçou a deputada estadual, Cristina Silvestri.

Homenagem

O Hospital Regional do Centro-Oeste recebeu o nome de Deputado Bernardo Ribas Carli como homenagem póstuma ao jovem político guarapuavano que se destacou na atuação para viabilizar a obra. “O nome do Bernardo vai se eternizar com essa obra que irá trazer mais tranqüilidade, promovendo a saúde para todos os moradores da região. Uma homenagem mais do que justa pelo trabalho realizado e pela pessoa extraordinária que ele foi”, disse o prefeito Cesar Filho.