sexta-feira, junho 12, 2020

PM estoura local com aglomeração de pessoas em Guarapuava , e são agredidos pelos FESTEIROS

Dois policiais foram agredidos durante abordagem por aglomeração em uma residência, que fica na rua Milton Soares, no bairro Industrial, em Guarapuava.

De acordo com a polícia, no local a equipe visualizou quatro homens sentados, próximos a uma mesa sobre a calçada ao lado de fora do portão da residência e mais cerca de dez pessoas para dentro do portão, todos ingeriam bebida alcoólica e promoviam aglomeração, no local havia som excessivamente alto de um veículo VW/Gol que estava estacionado.

A equipe policial tentou orientar para que desligassem o som e dispersassem a aglomeração, diante das recomendações de saúde vigentes, e teve como resposta os homens entrando ao pátio da residência e um deles falando "vamos beber todos lá dentro onde esses porcos não mandam na gente". Diante dos fatos a equipe deu voz de abordagem, determinando que os suspeito levantassem as mãos e se posicionassem alinhados em frente ao muro.

Os homens desobedeceram a ordem e tentaram fechar o portão da residência visando impedir a ação policial, o portão foi aberto pelo policial e com isso os abordados investiram contra a equipe, com chutes e socos, onde o policial foi agredido com um soco no rosto, desferido por um rapaz, de 18 anos e o outro policial com ponta pés na região da coxa. De acordo com a polícia para conter a situação foi necessário o emprego de spray químico gl-108/e para reduzir a capacidade combativa dos indivíduos e sua condução, porém somente o emprego do spray não foi suficiente, sendo necessário o uso de força moderada e utilização de bastão policial. Devido a situação foi solicitado apoio de outras equipes policiais, pela agressividade e maioridade numérica dos infratores. Ao retornar da viatura, o policial visualizou o outro policial cercado por três homens, em luta corporal, ao se aproximar teve a necessidade de utilizar novamente o bastão policial porém foi surpreendido pelo senhor, 18 anos pelas costas na tentativa de aplicar um golpe "mata-leão", ao mesmo tempo, um rapaz de 19 anos tentou roubar a arma do policial do coldre.

A equipe conseguiu se afastar dos agressores e verbalizar novamente, sendo necessário sacar a arma de fogo para reduzir a capacidade combativa dos suspeitos e retomar a segurança da equipe policial. Logo em seguida o reforço policial chegou, com isso foi entrado novamente o pátio da residência visando realizar a prisão dos indivíduos, porém, ao visualizar a entrada das equipes, dois deles entraram a residência e fecharam a porta, sendo necessário a forçar para os alcançar. Com o apoio policial foi possível realizar a prisão, de cinco homens. Segundo a polícia, todos foram conduzidos até a 14sdp, Diante das cinco contravenções penais cometidas pelos indivíduos, cujas penas somadas passam de 02 anos.

Os policiais apreenderam com os suspeitos, um aparelho de som, por ser objeto de perturbação do sossego e dois celulares, por serem fontes do ruído e por poder conter provas do desacato e dos golpes desferidos pelos indivíduos contra os policiais.