domingo, maio 17, 2020

Ressuscitado: falso boletim de Covid-19 de Guarapuava circula nas redes sociais

A Prefeitura de Guarapuava emitiu uma nota oficial na quarta-feira (13) sobre uma morte em decorrência do novo coronavírus.

No primeiro momento o município divulgou uma nota contabilizando a primeira morte por Covid-19, mas após exames o dado foi retirado do Boletim Oficial do município.

Segundo a Prefeitura no paciente foram realizados três testes, dois feitos na cidade que atestaram positivo e um que foi para o Lacen que testou negativo.

"Por que o óbito será retirado do Boletim oficial?

Porque a Prefeitura responde a uma hierarquia em que a Secretaria de Estado de Saúde recomendou a utilização do exame PCR (feito pelo Lacen) como referência para os casos de Covid-19 no Estado do Paraná.", diz parte da nota oficial.

O que chama atenção é que nas redes sociais circula uma imagem com um campo a mais no Boletim Oficial.

Além dos casos confirmados, em investigação, descartados, liberados e óbitos, há também o campo ressuscitados. Na imagem é possível ver a diferença no tamanho e forma das letras e números.

A imagem que circula por grupos de WhatsApp e redes sociais, recebe várias curtidas e comentários.

Em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Guarapuava ,  foi informada que o Boletim Oficial foi editado e que essa imagem não foi divulgada pela comunicação do município.