sexta-feira, maio 15, 2020

IRATI confirma 1º CASO de COVID-19

A Prefeitura de Irati divulgou no final da manhã desta sexta feira (15 de maio), uma nota oficial sobre o primeiro caso confirmado de Covid-19 na cidade.

Segundo a nota, o paciente trata-se de um homem adulto residente no interior do município. Ele está isolamento domiciliar por 14 dias e está bem e estável e os contatos do mesmo estão sendo monitorados e acompanhados pela Epidemiologia.

Ainda de acordo com a nota, o paciente teve contato com um caso confirmado de outro município da 4ª Regional de Saúde.

Segue nota oficial, assinada pelo prefeito de Irati, Jorge Derbli, pela secretária municipal de Saúde de Irati, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, e pela enfermeira-chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Denise Homiak Fernandes:

“A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Irati, por meio do serviço de Vigilância Epidemiológica, vem por meio deste confirmar o primeiro caso de COVID-19 no município de Irati, sendo um homem adulto masculino, residente no interior do município. O referido paciente foi contato de um caso confirmado de outro município da 4ª Regional de Saúde. O paciente está em isolamento domiciliar por 14 dias e está bem e estável. Os contatos do mesmo estão sendo monitorados e acompanhados pela Epidemiologia.

Tendo o vírus circulante em nosso município, alertamos que as medidas de proteção e prevenção deverão ser intensificadas como segue:

- Manter o distanciamento social;
- Lavagem das mãos com frequência;
- Uso de álcool gel;
- Uso contínuo de máscaras;
- Grupos de risco deverão permanecer em casa.

Alertamos que, se houver o agravamento da pandemia em nosso município, medidas mais duras deverão ser tomadas, entre elas, o fechamento dos serviços não essenciais”.