quarta-feira, maio 13, 2020

Comboio da Saúde vacina cerca de 500 caminhoneiros contra a gripe na BR-277

“Se não fosse o posto de vacinação aqui, eu dificilmente iria me vacinar. A gente está sempre na estrada, não tem como ficar parando para cuidar da saúde”. A declaração do caminhoneiro Dalmir Dalssante representa a importância de ter um posto de vacinação na rodovia, uma vez que os profissionais do volante estão sempre em trânsito e mesmo sendo grupo prioritário da Campanha de Vacinação Contra a Gripe não conseguem ir até os locais de vacinação dentro da cidade justamente por conta do trabalho.

E foi exatamente pensando nessa situação dos caminhoneiros que a Secretaria de Saúde de Cascavel se mobilizou para levar as doses da vacina contra a gripe até eles. Para isso, o Comboio da Saúde se tornou um ponto de vacinação, às margens da BR-277, nesta terça-feira (12) e vacinou quase 500 pessoas.

O Comboio da Saúde prestou todo o auxílio às equipes da saúde, visto que o local conta com espaço adequado para o armazenamento da vacina. A unidade móvel foi essencial para dar suporte aos servidores no atendimento. “Essa iniciativa foi ótima. Facilitou muito a vida de nós, caminhoneiros, que estamos sempre viajando. Agora já me sinto protegido da gripe”, disse o caminhoneiro Genivaldo Marques da Silva que estava retornando a Cascavel.

Haverá uma segunda etapa desta ação na quinta-feira, das 9h às 16h, no local onde o ônibus está estacionado: Posto Rosário II, KM 584 da BR-277 que atenderá aos caminhoneiros que trafegam na BR-277 sentido Curitiba-Cascavel. 

Já o SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário), próximo ao posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal), também conta com uma equipe de saúde para a vacinação dos que viajam sentido Cascavel-Curitiba. Para ter acesso à vacina, os profissionais deverão apresentar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria C, D ou E ou crachá funcional.

Os caminhoneiros também recebem Kits de higiene, com álcool gel e máscara, para garantir a proteção durante as viagens e um kit de lanche.

A vacinação ocorre sempre respeitando todas as questões sanitárias por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19), como distanciamento, higienização e também a utilização de máscaras.