terça-feira, maio 19, 2020

COMANDO da Policia Militar emite NOTA sobre PERTURBAÇÃO de SOSSEGO em PLENA PANDEMIA

NOTA a IMPRENSA 
Em data de 16 de maio de 2020, a partir de 18h15 a Polícia Militar recebeu pelo telefone 190 diversas solicitações relacionadas a perturbação do sossego. Ao chegar no local, a equipe da Rádio Patrulha deparou-se com evento festivo live de um cantor) com diversos equipamentos de som em volume extremamente alto, incorrendo na contravenção penal de perturbação do sossego (art. 42 da LCP). Ademais havia aglomeração de cerca de cinquenta pessoas, as quais não utilizavam máscaras, infringindo medida sanitária preventiva (art. 268 do Código Penal). 

A equipe policial realizou orientações no local, solicitou que os equipamentos fossem desligados e o evento encerrado a fim de cessar a perturbação a vizinhança. Os indivíduos que se apresentaram como responsáveis pelo evento mostraram-se bastante alterados, agressivos e visivelmente embriagados e não acataram as orientações. Informaram, inclusive, que possuíam autorização da Prefeitura para realizar tal evento. Logo após a situação, a Polícia Militar entrou em contato com a Prefeitura, a qual negou qualquer tipo de autorização para eventos desta natureza. Os responsáveis pelo evento também citaram nomes de autoridades do Poder Executivo Municipal, disseram que eram advogados, agrediram o Oficial Coordenador do Policiamento da Unidade, investiram com violência física e verbal contra as equipes policiais, incorrendo em resistência e desacato, além de chutar de forma descontrolada o camburão da viatura policial, patrimônio do Estado do Paraná e de toda a sociedade. Ao chegar na delegacia o desacato também foi dirigido aos policiais civis e ao delegado de plantão. 

A Polícia Militar do Paraná, por meio da Comunicação Social do 16º BPM, esclarece que as equipes policiais prestaram o devido atendimento a ocorrência, ressalta que o COPOM recebeu diversas solicitações acerca do fato em questão e agiu dentro da legalidade.

         Além disso, reforça que vivemos em sociedade, e esta é regida por regras, as quais impõem limitações. E como instituição defensora dos direitos dos cidadãos, mantendora da lei e da ordem, a Polícia Militar está disponível nas 24 horas do dia, todos os dias da semana por meio do telefone 190 a fim de garantir a ordem social. 

16º BPM. Nós cuidamos de você.