domingo, abril 26, 2020

Uso de máscara se torna obrigatório em Laranjeiras do Sul

Foi publicado o Decreto 036/2020, que torna que torna obrigatório o uso de máscara facial, de proteção respiratória, e que seja descartável ou reutilizável em Laranjeiras do Sul. 

A medida vale a partir de sexta-feira, dia 24 de abril. O uso deve ser feito durante o deslocamento de pessoas em todo o território do Município, para o atendimento em estabelecimentos com funcionamento autorizado, ou seja:

-Embarque no transporte público coletivo;
-Uso de táxi ou transporte compartilhado de passageiros;
-Acesso aos estabelecimentos essenciais (supermercados, mercados, farmácias, entre outros);
-Acesso aos estabelecimentos comerciais e de serviços;
-Para o desempenho das atividades em repartições públicas e privas.

Poderão ser usadas máscaras de tecido, bem como aquelas confeccionadas manualmente. O objetivo com esta medida, é garantir mais segurança à população que tem saído às ruas. O município reforça a recomendação de isolamento domiciliar, principalmente para o grupo de risco. “Quem não está trabalhando e se preocupa com a sua saúde e dos seus familiares deve ficar em casa, especialmente se pertencer ao grupo de risco. Mas, se for necessário ter de sair em algum momento, é preciso se cercar de todos os cuidados possíveis para evitar a exposição e o contato com o vírus. A máscara, seja ela caseira ou certificada, é uma ferramenta importante”, defendeu o prefeito Berto Silva.

DISTRIBUIÇÃO

A Prefeitura está distribuindo 2 mil máscaras laváveis para pessoas carentes do município. A entrega está sendo feito nas casas, de forma gradativa, pelas agentes comunitárias de saúde. 

A primeira remessa, com duas mil máscaras começou a ser entregue nesta quinta-feira, 23. A prefeitura investiu na compra das máscaras, R$ 13.940,00, com valor unitário de R$ 6,97.