segunda-feira, abril 27, 2020

Laranjeiras do Sul - Prefeito Berto Silva marca reunião com IGREJAS e poderá haver flexibilização para abertura com restrições

As igrejas já podem retomar as celebrações presenciais, a partir de 25 de abril, em Guarapuava. Um novo decreto do prefeito Cesar Silvestri Filho (Podemos) permite a reabertura, mas impõe regras bem específicas. A Diocese de Guarapuava ainda não definiu como serão realizadas as celebrações.

Como condição para abrir as portas, as igrejas não poderão permitir a presença de fiéis de grupos de risco. A entrada deverá ser limitada para garantir o distanciamento mínimo de dois metros entre cada pessoa, sinalizando bancos e cadeiras para não serem utilizados. Durante as celebrações, as portas e janelas devem permanecer abertas, para que o ar circule.

Outra regra já aplicada a outros estabelecimentos, também será cobrada das igrejas, como disponibilizar álcool em gel ou 70% na entrada e o uso da máscara, como itens obrigatórios. Também deve ser omitido das celebrações qualquer ato que gere compartilhamento de materiais e objetos, como cestos e caixas de ofertas. As filas também deverão respeitar o distanciamento de dois metros.

Outra recomendação que deve ser seguida pelos padres e pastores é reduzir o tempo de duração das celebrações.

Em Laranjeiras do Sul, o prefeito Berto Silva marcou uma importante reunião com as lideranças religiosas para a definição do retorno de cultos e missas. O encontro será amanhã,terça-feira dia 28, às 13h30 na sede da Acils.