quarta-feira, abril 29, 2020

Igrejas podem retomar celebrações presenciais em Laranjeiras do Sul

Reabertura terá que respeitar regras especificadas em decreto. Durante as celebrações, as portas e janelas devem permanecer abertas, para que o ar circule

As igrejas poderão retomar as celebrações presenciais, em Laranjeiras do Sul. Um novo decreto do prefeito Berto Silva, que deverá ser publicado na quinta-feira, 30, vai permitir a reabertura das Igrejas, mas impõe regras bem específicas.

Como condição para abrir as portas, as igrejas não poderão permitir a presença de fiéis de grupos de risco. A entrada deverá ser limitada para garantir o distanciamento mínimo de um metro e meio entre cada pessoa, sinalizando bancos e cadeiras para não serem utilizados. Durante as celebrações, as portas e janelas devem permanecer abertas, para que o ar circule.

Outra regra já aplicada a outros estabelecimentos, também será cobrada das igrejas, como disponibilizar álcool em gel ou 70% na entrada e o uso da máscara, como itens obrigatórios. Também deve ser omitido das celebrações qualquer ato que gere compartilhamento de materiais e objetos, como cestos e caixas de ofertas. As filas também deverão respeitar o distanciamento de dois metros.

Outra recomendação que deve ser seguida pelos padres e pastores é reduzir o tempo de duração das celebrações. Algumas questões ficaram pendentes como a celebração da ceia e distribuição da eucaristia, que continua sendo proibido. Na próxima semana, outra reunião será realizada para discutir com segurança esta questão.