terça-feira, abril 21, 2020

Guarapuava - Secretaria de Saúde realiza mais de 200 TESTES rápidos em casos monitorados do COVID-19

Mensurar qual é efetivamente o número de infectados pela Covid-19 em Guarapuava é necessário para pensar em ações e estratégias para a redução da velocidade de propagação do vírus na cidade. Por isso, a Secretaria de Saúde comprou cerca de três mil testes rápidos que detectam se a pessoa já teve a doença ou não. Os testes chegaram e, a partir de hoje, todos os casos que estavam sendo monitorados serão testados.

“Já esperamos um aumento no número de casos confirmados, pois alguns dos pacientes que estavam em isolamento domiciliar sendo monitorados pela Secretaria, registraram viagens a locais com alta contaminação e, ao mesmo tempo, apresentaram sintomas leves de Coronavírus. Mas só com essas confirmações compreenderemos a real situação do vírus na cidade e poderemos dar sequência nas ações planejadas”, destacou o secretário de Saúde, Celso Góes.

Os pacientes estão fazendo a testagem no estacionamento do Ginásio Municipal Joaquim Prestes, dentro de veículos, evitando ao máximo o contato com a equipe da saúde. Mesmo assim, o ambiente foi limpo pela Surg e conta com o apoio da Secretaria de Trânsito para evitar aglomerações. Somente os casos que são monitorados poderão fazer as testagem nesse momento. Idosos e pessoas com dificuldades de locomoção serão testadas em suas próprias residências, mediante agendamento realizado pela própria Secretaria de Saúde. “Vamos zerar o número de casos suspeitos e com muita transparência apresentaremos os dados para a população”, explicou o secretário.