terça-feira, março 17, 2020

Prefeito BERTO SILVA suspende AULAS e atividades com aglomeração de pessoas em função e prevenção ao Coronavírus em Laranjeiras do Sul

           
          O prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, assinou na manhã desta terça-feira, 17, o Decreto 018/2020, definindo as ações preventivas que estão sendo colocadas em prática para evitar a propagação do coronavírus no município. As principais medidas incluem a suspensão por tempo indeterminado a partir de quarta-feira, 18, das aulas na rede municipal de ensino, incluindo os CMEIs, as atividades esportivas oferecidas pelo município que envolvem crianças e idosos, além das oficinas ofertadas no Serviço de Convivência (CRAS), Centro da Juventude, Clubes de Mães e Centro de Geração de Rendas.

Também serão paralisados o atendimento ao público na prefeitura, que vai operar apenas com expediente interno. Secretarias que funcionam em outros prédios estarão inativas, exceto a Secretaria de Educação, que vai permanecer funcionando internamente, uma vez que a educação é uma engrenagem bastante complexa que transcende as salas de aula, e a Secretaria de Obras, cuja frente de trabalho é gigantesca e sua atenção não implica risco de contágio. 

Na área da saúde, por sua vez, serão mantidas abertas todas as unidades Básicas. E mais, o setor da saúde pública vai receber novos aportes financeiros provenientes dos cofres públicos municipais, do Estado e da União. “Gostaria de convidar os pais para uma reflexão: a Covid 19 não é necessariamente branda com crianças e jovens como equivocadamente propaga-se por aí. A própria Organização Mundial de Saúde admitiu que a doença se mostrou letal em muitos indivíduos de tenra idade. Diante da gravidade, precisamos entender que essa pandemia impõe sacrifícios a todos, tais como ficar em casa com os filhos, deixando inclusive de ir ao trabalho, se for preciso. Afinal de contas, a vida sempre foi e sempre será o mais importante”, afirmou o prefeito Berto Silva. 

MEDIDAS ANUNCIADAS

-Suspensão de eventos públicos ou particulares, de qualquer natureza, com reunião de público acima de 50 (cinquenta) pessoas. 
-Suspensas, a partir de 18/03/2020: todas as aulas da rede municipal de ensino; todas as atividades voltadas ao público da Secretaria de Assistência Social e Segurança da Família; todas as atividades externas de todas as Secretarias Municipais; todas as audiências e agendas de atendimento ao público do Prefeito Municipal e dos Secretários Municipais. 
-Os serviços essenciais, de coleta de lixo e de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde permanecerão funcionando normalmente. 
-O Departamento de Tributação e a Secretaria de Obras e Urbanismo funcionarão em regime especial, realizando atendimento de casos urgentes, definidos estes pelo gestor público responsável pelo setor. 
-A Procuradoria Geral, a Secretaria de Finanças, a Secretaria de Comunicação Social e o Gabinete do Prefeito funcionarão em expediente interno, visando, sobretudo, monitorar a evolução da situação de emergência, adotar as medidas necessárias para o seu combate e informar e esclarecer a população.

Dicas do que evitar e o que fazer
Devemos evitar:
– rodas de chimarrão
- apertos de mão
- levar a mão à boca, ao nariz e aos olhos
– praticar esportes de contato
– praticar atividades físicas em ambientes fechados
– conversar a menos de 1,5 m de distância
– Ir a hospitais e postos de saúde (exceto em casos de necessidade extrema)

O que você deve fazer:
– lavar as mãos (incluindo os punhos) a todo instante com água e sabão por pelo menos 30 segundos.
– usar álcool em gel sempre que possível
– promover o isolamento de pessoas com 80 anos ou mais
– permanecer em casa o máximo de tempo que puder