segunda-feira, 2 de março de 2020

Paraná - Dois nomes disputam a cadeira de procurador-geral da justiça, decisão será de Ratinho Junior


Dois membros do Ministério Público (MP) do Estado do Paraná estão na disputa pela cadeira de procurador-geral de Justiça, o promotor de Justiça Fuad Chafic Abi Faraj e o procurador de Justiça Gilberto Giacoia. O prazo de inscrições para concorrer à eleição terminou na quinta feira (27 de fevereiro). O novo procurador-geral de Justiça, que é o chefe máximo do MP-PR, exercerá a função até 2022.

Podem votar todos os membros do Ministério Público em exercício. A eleição ocorrerá no próximo dia 13.

Os nomes dos concorrentes e seus respectivos desempenhos nas urnas passam a integrar uma lista que será na sequência enviada para o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). Cabe ao chefe do Executivo, a partir da lista, escolher um nome. Além de conduzir administrativamente o MP, o procurador-geral de Justiça é quem tem competência para propor alguns tipos de ações judiciais, como as que envolvem juízes, promotores de Justiça, deputados, prefeitos, governadores.

Giacoia já atuou como chefe do MP. Faraj já entrou outras vezes na disputa. O atual procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia, está no cargo há dois biênios. O procurador-geral de Justiça só pode ser reconduzido uma única vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário