segunda-feira, janeiro 13, 2020

Delegado Luciano Flores assume o comando da Polícia Federal no Paraná

O delegado Luciano Flores de Lima tomou posse, no fim da manhã desta segunda-feira (4), como Superintendente Regional da Polícia Federal (PF) do Estado do Paraná.

Ele substitui Maurício Valeixo, nomeado diretor-geral da PF pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro.

Flores vai comandar o trabalho dos policiais envolvidos na Operação Lava Jato e em operações de fronteira e tráfico de drogas. "O nosso objetivo, sem dúvidas, na Polícia Federal, é dar continuidade ao bom trabalho e aproveitar o que está disponível, no âmbito tecnológico especialmente", disse.

Durante o discurso de posse, o delegado falou da Lava Jato, operação que ele acredita ser não só a maior do Brasil, mas "talvez do mundo".

"Nós tivemos várias operações, que se destacaram em nível nacional e outras que não tiveram destaque, mas não por isso são menos importantes. Operações de combate, investigações em geral, de crime organizado, de crimes violentos, de lavagem de dinheiro...", afirmou.

Em seguida, ainda sobre combate à corrupção, Flores lembrou que Moro apresenta a governadores, nesta segunda-feira, um projeto anticorrupção e anticrime com alterações em 14 leis.

O texto prevê, por exemplo, modificar trechos do Código Penal, do Código de Processo Penal, da Lei de Execução Penal, da Lei de Crimes Hediondos, do Código Eleitoral, entre outros.

Quem é Luciano Flores

O delegado é gaúcho e está na PF desde 2002. De 2014 a 2016, ele atuou na Operação Lava Jato e foi o responsável por executar a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2016.

Flores foi delegado regional executivo da Superintendência da Polícia Federal no Espírito Santo. Depois, assumiu a superintendente da PF no Mato Grosso do Sul até ser nomeado como chefe no Paraná.