sexta-feira, novembro 08, 2019

Programa de intercâmbio para estudantes da rede estadual é aprovado na Alep

A proposta que oferece a chance para estudantes da rede pública estadual de ensino de estudar no exterior é um projeto ambicioso do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e tem tudo para revolucionar a Educação no Paraná.

O programa foi aprovado em segundo turno pela Assembleia Legislativa do Paraná pretende ofertar aos estudantes secundaristas dos colégios estaduais, formação acadêmica em instituições de ensino estrangeiras, que oferecem curso equivalente ao ensino médio no Brasil, similar de alguns países da Europa, incentivando o aprendizado de língua estrangeira.

De acordo com o projeto, poderão participar do “Ganhando o Mundo” estudantes que estiverem cursando a 2ª série do Ensino Médio na rede pública e que tiverem no mínimo 15 anos no momento do embarque e no máximo 17 anos e seis meses até o retorno ao Brasil. Os estudantes interessados em fazer o intercâmbio deverão, obrigatoriamente, concluir e ser aprovado em curso preparatório de língua estrangeira, que será ofertado gratuitamente pela Secretaria da Educação.

Além do curso preparatório, os estudantes selecionados para o intercâmbio receberão ajuda de custo de seis parcelas. Durante o período em que estiver no exterior, ficarão hospedados em casas de famílias ou residências estudantis cadastradas no programa. O número de vagas, critérios de seleção e classificação serão divulgados por meio de edital publicado pela Secretaria da Educação e do Esporte.