sexta-feira, novembro 08, 2019

Primeiro Encontro de Tecnologia e Aprendizagem Criativa é um sucesso

Após um período de muito trabalho e dedicação de todas as Escolas jurisdicionadas ao NRE de Laranjeiras do Sul, está acontecendo nesta quinta-feira 07/11 o primeiro ETAC, Encontro de Tecnologia e Aprendizagem Criativa.

Toda essa movimentação vêm ocorrendo desde o início do Ano Letivo junto às Instituições de Ensino onde cada uma delas escolheu uma data para apresentar a comunidade escolar as mais diversas atividades desenvolvidas pelos professores e alunos, sendo que um destes trabalhos foi selecionado para a amostra que acontece hoje.

As apresentações estão indo das ciências humanas às exatas, discutindo atividades educacionais diversas tais como culinária, fotografia, artes, programação, marcenaria, robótica e agricultura; atividades que tornam o aprendizado mais “mão na massa”, colaborativo e relevante para os alunos.

De acordo com a professora Josemeri Ferreira, uma das idealizadoras do Evento, este é um sonho sendo realizado. “Cada trabalho que a Escola desenvolveu foi extremamente importante. Gostaríamos de apresentar todos aqui na ETAC, no entanto devido ao espaço, conseguimos apenas um por Instituição, mas está sendo gratificante ver o resultado do esforço de cada um”.

Além dos trabalhos que os alunos desenvolveram, também ocorrem simultaneamente palestras, oficinas, workshop e apresentação de práticas exitosas desempenhadas por professores em suas Escolas.

Para o aluno Alan Tonin do 6º Ano do Colégio Estadual do Campo José Alves dos Santos, do Município de Rio Bonito do Iguaçu está sendo muito gratificante participar deste evento. “Já vi muitas atividades criativas, espero que haja outras oportunidades de compartilhar experiências como esta.

Já o diretor do Colégio Estadual Gabriela Mistral, de Porto Barreiro, Rainer Back demonstrou sua alegria em poder expor os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores, mostrar ao público presente o talento deles.

Ainda na oportunidade o Chefe do NRE, Professor Lidio dos Santos esteve visitando o Encontro e enalteceu o empenho da equipe do núcleo pela organização e a disponibilidade de cada Escola em trazer seus alunos para visitar e também apresentar seus trabalhos. “É uma satisfação ver que tudo está ocorrendo dentro do esperado, aliás superando as expectativas. Foi uma ação que iniciou junto com o Ano Letivo e que nos trouxe grandes surpresas. Nossos alunos, professores, equipes diretivas e pedagógicas

desenvolveram atividades que nos deixaram muito satisfeitos, percebemos a dedicação e o engajamento de cada um. Estou realmente feliz com o resultado.” finaliza Lidio.

Muitos foram os colaboradores para que este evento saísse do papel e o NRE de Laranjeiras do Sul agradece a todos estes parceiros que acreditam na educação, e que de uma forma ou de outra auxiliaram para que este trabalho tivesse êxito.