sábado, novembro 30, 2019

Desfile Cívico dos 73 anos de Laranjeiras do Sul foi verdadeiro SUCESSO

Laranjeiras do Sul foi Capital do Território antes mesmo de sua emancipação político-administrativa. A história começou a ser escrita em 1944, quando o governo do Território Federal do Iguaçu deixou Foz do Iguaçu para se instalar em Laranjeiras do Sul.

O Território foi em 1946. Em 21 de novembro daquele mesmo ano, o governador do Estado do Paraná assinou o Decreto/Lei nº 533 criando este município com a denominação de Iguaçu, sendo que sua instalação oficial se daria às 14 horas do dia 30 de novembro, 73 anos atrás. A denominação Laranjeiras do Sul, passaria a ser adotada somente um ano mais tarde, em 1947.

Laranjeiras do Sul, possuía um vasto território de 7.600km2, tamanho inimaginável para os dias de hoje, e deu vida a outros 12 municípios: Guaraniaçu, Campo Bonito, Diamante do Sul, Catanduvas, Ibema, Três Barras do Paraná, Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu, Nova Laranjeiras, Virmond, Rio Bonito do Iguaçu e Porto Barreiro.

DESFILE

Ao todo, em torno de 200 entidades, clubes de serviços, comércio e escolas participaram do desfile, numa manifestação de amor pelo município. O Exército Brasileiro, as Policias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e as bandas de Laranjeiras do Sul, Foz do Jordão e Guarapuava também participaram do desfile.

O prefeito Berto Silva, agradeceu a todos que participaram do evento e enfatizou a atuação das crianças, principalmente dos alunos da rede pública de ensino, o comércio e Clubes de serviços.